Risoto à carbonara – Fácil e delicioso
Risoto é um clássico, é um prato coringa que agrada a todos e a receita de hoje vai unir dois clássicos da culinária, vamos preparar um delicioso risoto à carbonara.
O molho à carbonara é dos molhos para massas mais simples de preparar. A história conta que a origem do nome deriva dos “carbonari”, pois a receita teria sido criada pelos homens que trabalhavam nas minas de carvão na região da Umbria.
O spaghetti à carbonara, atualmente é conhecido como uma receita da culinária de Roma, mas que está presente em muitos países.
O molho à carbonara é rico em sabor, cremosidade, é um prato marcante e delicadamente aveludado sem acrescentar creme de leite, como é comum aqui no Brasil.
Para dar cremosidade ao molho basta trabalhar com a temperatura correta para que o ovo cozinhe, mas sem coagular.
Depois de preparar muitas massas à carbonara aqui em casa, eu decidi preparar um risoto usando esse molho clássico para aproveitar toda a sua cremosidade e enriquecer o risoto com todo o sabor desse creme de ovos.
Risoto à carbonara – Fácil e delicioso
Ingredientes:
1 xícara de arroz arbóreo
1 cebola média picada
1/2 xícara de vinho branco seco
4 xícaras de caldo de vegetais fervente (prefira sempre o caldo caseiro)
2 colheres (sopa) de manteiga
1 ovo inteiro + 1 gema
70 g de queijo parmesão
150 g de bacon em cubos
Noz-moscada
Sal e pimenta
Modo de fazer:
Em uma panela de fundo largo coloque a cebola e uma colher de manteiga e refogue até que a cebola fique transparente.
Adicione o arroz, refogue ligeiramente, acrescente o vinho e mexa até que o vinho evapore completamente, em seguida comece a adicionar o caldo, uma concha de cada vez e mexendo sempre.
Enquanto o arroz cozinha, coloque o bacon em uma frigideira e frite até que os cubinhos estejam avermelhados. Coloque-os sobre papel toalha e reserve.
Em uma pequena tigela coloque o ovo e a gema e bata com um garfo, adicione o parmesão e misture bem, adicione uma pitada de sal, tempere com noz-moscada e reserve.
Continue acrescentando caldo e mexendo até que ele esteja cozido, cremoso e “al dente“, a quantidade de caldo pode variar de acordo com a absorção do arroz.
Assim que ele estiver no ponto ajuste o sal, adicione a manteiga e o bacon reservando alguns cubos para finalizar e misture bem.
Desligue o fogo, despeje a mistura de ovo e queijo e mexa rapidamente para não deixar grumos e derreter o queijo.
Esse processo deve ser muito rápido e sem fogo aceso, pois a intenção é que o ovo fique cremoso, o queijo derretido e sem grumo algum. A temperatura do arroz será responsável pelo cozimento do ovo, mantendo a cremosidade, caso contrário você terá um risoto de ovos mexidos :).
Finalize com bacon e pimenta moída na hora.
Na foto você pode perceber que eu só usei o bacon servir, pois achei que o prato ficaria mais fotogênico dessa forma, mas colocar o bacon na panela junto com a manteiga faz toda a diferença.
Você preparou esse risoto na sua casa? Vou adorar receber a sua opinião.
Olá espero que esteja tudo ótimo contigo,
apreciei muito a receita, tenho uma sugestão fiz com linguiça húngara
no lugar do bacon.
Um grande abraço.
Oi Luiz Antônio!!
Por aqui, tudo bem sim!!
Que bacana, deve ter dado muito sabor ao prato!
Obrigada por dedicar um tempo para me contar da sua experiência.
Grande abraço!!
Nossa, que delícia de receita, amei!!! Sou super fã de comidinhas italianas e nunca provei esse aí… hehe Adorei a ideia e conhecer mais da história da carbonara. Como é boa a mistura de história, comida e viagem. Amo! Delícia Eline! Beijão, Priscila http://www.receitaesperta.com.br/
Pri!!!
Bom te ver por aqui.
Esse risoto fica demais, vale a pena fazer.
É tão legal descobrir um pouco sobre a origem dos pratos né.
Beijos!