Receita de geleia de cebola caramelizada
Essa receita de geleia de cebola caramelizada caseira vai conquistar você? Uma geleia fácil de fazer, de sabor marcante e simplesmente deliciosa para preparar em casa.
Á geleia de cebola é doce na medida para servir com hambúrgueres, sanduíches, carnes e aperitivos de entrada. Por sua doçura, ela combina com ingredientes salgados e de sabor intenso. Fica incrível com gorgonzola, presunto parma, copa, carnes assadas.
A ideia das fotos abaixo é perfeita para as festas de fim de ano, eu preparei fatias de pão italiano, com uma camada de geleia de cebola caseira, um pedaço de presunto parma enrolado e pronto. Depois é só decorar e servir! Fica uma delícia, inspire-se e faça a sua versão.
A geleia de cebola caseira pode ser usada em vários preparos, um deles é rechear pizza em caseira, em hambúrgueres e aqui eu te ensino a fazer Pão de hambúrguer caseiro e para servir carnes suínas como esse Filé mignon suíno envolto em bacon.
Como fazer geleia caseira de cebola caramelizada
- 4 cebolas grandes picadas (750g)
- ¼ xícara de azeite de oliva (60ml)
- 1 xícara de açúcar (200g)
- ¾ xícara de vinagre de maçã (180ml) aprox
- Alecrim, salsa e louro
- Sal
- Descasque as cebolas e pique.
- Coloque a cebola e o azeite em uma panela e leve ao fogo refogue até a cebola ficar transparente. Depois baixe o fogo e siga refogando até que ela comece a ficar dourada.
- Então, amarre os temperos com um fio de algodão (se possível), coloque na panela.
- Adicione o açúcar, aumente o fogo e cozinhe sem mexer até formar um caramelo marrom escuro, no meu fogão levou uns 8 minutos.
- Então adicione o vinagre (veja dicas), mexa e cozinhe até reduzir, mexendo de vez em quando.
- Adicione sal e experimente.
- Coloque a geleia ainda quente em vidros esterilizados, tampe e vire de cabeça para baixo para lacrar.
Dicas para a receita:
- Cebola: Ao cortar a cebola, pique em pedaços de aproximadamente 1m, evita picar a cebola fina para que a textura fique mais interessante.
- Açúcar: A geleia é bem docinha, mas fica equilibrada com o vinagre.
- Vinagre: Se preferir, use outro vinagre que seja branco. É importante usar vinagres de boa qualidade. Sugiro que você coloque metade do vinagre e experimente para adicionar mais, pois eles podem ter variação considerável de acidez.
- Tempo de cozimento: Ele pode variar de acordo com a panela, temperatura do fogão.
- As ervas: Se você não tem uma delas, não deixe de fazer a receita. Se puder, amarre com cordão de algodão para facilitar na hora de descartar.
- Medindo os ingredientes: A minha receita foi feita pesando os ingredientes com balança de cozinha, se puder faça dessa forma para ter maior precisão.
- Esterilize os vidros: É importante que eles sejam bem lavados e depois fervidos em água. Coloque a geleia ainda quente nos vidros, tampe vire de cabeça para baixo para fazer a vedação a vácuo.
Uma geleia brilhante e saborosa.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Posso cortar a cebola em julienne?
Olá Luana!
Pode sim! Vai dar certo também.
Beijo
Faço está receita sempre. Tenho sempre na geladeira. É fácil, rápida e útil demais. Serve de comple.mento para tudo. Amamos. Pode por também uma raspadinha de noz moscada. Fica ótima.
Oi Neida!!
Fico feliz com esse retorno, essa geleia é mesmo muito versátil e vai bem com tudo.
Deve ter ficado uma delícia com noz-moscada.
Abraço
Oi Eline, fiz sua receita de geléia de cebola, ficou uma delícia! Aprovada. Obrigado por compartilhar conosco! Saúde, sorte e sucesso pra ti.
Bjs
Olá Ivan!
Te agradeço por confiar na minha receita e também por dedicar um tempo para deixar a sua opinião por aqui.
Obrigada e um abraço
Não sei onde errei, a minha não deu certo, ficou dura, acho que deixei caramelizar demais.
Oi Adriana!
Sem dúvidas, você deixou passar do ponto.