Receita de pão integral de cerveja e mel
A publicação de hoje é um convite para que você faça mais pão caseiro, deixe aquele aroma de pão quentinho tomar conta da sua casa, tome as rédeas e escolha os alimentos que você leva para a sua mesa. Aceite esse convite e comece preparando essa Receita de pão integral de cerveja e mel.
Eu sei que muitas pessoas acreditam que fazer pães é difícil e tem aquelas que acham que não têm mão para fazer pães. Acredite, assim como em qualquer área, a panificação é um processo de aprendizado e quanto mais você colocar a mão na massa, melhores resultados são atingidos.
O meu pão foi assado na panela de ferro e essa semana teremos um post completo aqui no blog ensinando esse processo, mas se você não tem a panela, você pode assar normalmente em uma forma convencional.
Veja outras receitas de pão que servem de inspiração para que você aceite o nosso convite Muffins Ingleses caseiros, Pão de batata fofíssimo, Pão integral de cacau com figos turcos e Pão caseiro de castanha-do-pará e uvas-passas.
Receita de pão integral de cerveja e mel
Siga o nosso perfil no Instagram, lá além de receitas você acompanha o nossa rotina na cozinha.
- 350 ml de cerveja clara
- 2 colheres (sopa) de manteiga derretida ou óleo vegetal
- ¾ colheres (sopa) de fermento biológico seco
- 3 colheres (sopa) de mel
- ¾ colheres (sopa) de sal
- 300 g de farinha de trigo integral
- 300 g de farinha de trigo
- Em uma tigela coloque a cerveja, o fermento e o mel e misture. Comece adicionando a farinha de trigo integral e misturando com a ponta dos dedos ou na batedeira planetária usando o batedor em formato de gancho.
- Depois que a farinha integral estiver bem misturada, adicione a manteiga e o sal e comece a adicionar a farinha de trigo aos poucos até obter uma massa que quase não grude nas mãos. No me caso usei toda a farinha branca, mas a absorção pode variar de acordo com cada farinha.
- Sove a massa por aproximadamente 15 minutos
- Coloque de volta na tigela, cubra com filme plástico ou um pano e deixe crescendo até dobrar de volume, dependendo da temperatura pode levar de 1h a 1h30.
- Coloque a massa sobre a bancada levemente enfarinhada, amasse um pouco para expulsar o excesso de ar.
- Modele seu pão no formato desejado, coloque na forma e deixe crescer por aproximadamente 40 minutos.
- Se quiser fazer cortes, eles devem ser feitos somente na hora de ir para o forno. Polvilhe farinha de trigo, com uma navalha ou faca afiada, faça corte delicadamente e sem pressionar a massa.
- Leve para assar em forno aquecido a 200C por aproximadamente 35 minutos, a superfície deve estar dourada.
- Deixe o pão esfriando em uma grade.
Oi ! Vc assou na panela ???
Sim, foi assado na panela. Você pode assar de forma convencional ou na panela.
Ainda quero fazer um post ensinando, mas não consegui.
Abraço
Ficou muito bom! O pão é macio e aromático! Obrigado pela receita!
Oi Marcelo!!
Que bom que você gostou do resultado.
Obrigada por deixar seu comentário.
Abraço
Obrigado pela resposta Eline.
Como tenho acesso a outras cervejas, farei com outras para perceber o resultado.
Os pães são como os vinhos, seu preparo até seu consumo passam por variáveis que vão da latitude, longitude e altitude , até o tipo de solo ou terror e a forma de degusta-los ou saborea-los, no caso dos pães. Experimentei deixar a massa pronta por 24 horas após a sova que passou a ser de 30 minutos, pois, retirei a manteiga da receita.
Muito bom passar o tempo a trabalhar com sabores.
Parabéns pelo empenho.
Tenho feito esse pão e meu sucesso é parcial, pois a massa ainda fica fora do ponto, onde coloco mais farinha p dar o ponto indicado. Na receita não especifica qual tipo de cerveja que deverá ser utilizada. Nisso temos, pilsen, Lager, Ale e outras, pois , cada uma tem uma composição , tempo de maturação diferentes. A manteiga com sal ou sem? Grato e desculpe pelas observações.
Olá Roberto!
A quantidade de farinha varia, até a marca de farinha usada é uma variável.
Quanto ao tipo de cerveja, com certeza há variações, mas se eu sugerir para usar Lager, por exemplo, eu estaria limitando e algumas pessoas deixariam de usar por não ter acesso a ela. Cada um pode testar com a cerveja que preferir.
Quanto à manteiga, na culinária isso é um padrão, sempre manteiga sem sal, mas vou acrescentar essa informação.
É importante entender que pão requer feeling, pois as variáveis são inúmeras.
Obrigada pelas considerações.