Pão caseiro integral de batata-doce
Aprenda a fazer esse pão caseiro integral de batata-doce, um pão fácil de fazer e simplesmente delicioso.
Atualmente comer batata-doce virou moda, elas realmente são super nutritivas, tem baixo índice glicêmico e por isso, viraram as queridinhas do momento. Eu sempre gostei muito de batata-doce, bem antes dessa “descoberta”, na casa dos meus pais sempre teve em abundância, mas não tínhamos o hábito de preparar pratos usando a batata. Essa onda acaba trazendo ideias então hoje preparo a receita de vários jeitos, como purê, bolinho, tortinhas e assim por diante.
Uma receita que ainda não estava no meu repertório de testes era a de Pão de Batata-doce, como eu tinha um generoso estoque aqui em casa, saí em busca procura de uma receita interessante e encontrei essa do blog Come-se. A receita foi testada e aprovada, o pão é fofo, saboroso, uma delícia.
Como fazer pão caseiro integral de batata-doce
- 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
- 4 colheres (sopa) de água
- 1 ovo
- 1 colher (chá) de sal (rasa)
- 1 colher (sobremesa) de açúcar
- 2 xícaras de batata-doce cozida, espremida e fria
- 1 xícara de leite morno (240 ml)
- 150 g de farinha de trigo integral (se quiser, use apenas farinha branca)
- 500 g de farinha de trigo (aproximadamente)
- 40 g de manteiga sem sal em pequenos cubos
- Leite para pincelar e farinha para polvilhar (opcional)
- Em um recipiente pequeno coloque o fermento e água e deixe descansando por 5 minutos.
- No liquidificador coloque o fermento, o ovo, o sal, o açúcar, o purê de batatas e o leite. Bata até obter um creme espesso e homogêneo.
- Coloque essa mistura em uma bacia e comece juntando a farinha integral e depois a farinha branca aos poucos, vá misturando os ingredientes com uma colher de pau.
- Quando você sentir dificuldade de misturar com a colher de pau comece a sovar a massa com as mãos, adicionando farinha até obter uma massa lisa e que solte das mãos.
- Nesse momento incorpore os cubos de manteiga à massa e volte a sovar até obter uma mistura homogênea. Leva aproximadamente 10 minutos.
- Cubra a massa com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume, aproximadamente 1 hora.
- Com a massa crescida, coloque-a sobre uma superfície enfarinhada, amasse-a para expulsar o ar e modele os dois pães, acomode-os em uma forma untada e enfarinhada. Leve para crescer novamente.
- Antes de levar ao forno pincele os pães com leite, polvilhe farinha e delicadamente faça cortes na superfície do pão.
- Leve para assar no forno preaquecido a 200°C e asse por 10 minutos, então baixe para 180°C, asse por aproximadamente 40 minutos, até que a superfície fique dourada.
Você fez a receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Oi!!
Amo pão integral, já faz algum tempo que faço… Mas as vezes não acerto e isso me deixa tão indignada não consigo entender pq? As vezes fica um pão lindo e maravilhoso, e as vezes a massa rasga e fica um pão feio… Diz que pode me ajuda a entender oq eu tô fazendo de errado, por favor. Vivo pesquisando e não encostei a explicação pra isso…
Oi Eline! Encontrei uma xará, que coisa rara.
Fazer pão integral é realmente um pouco mais complexo, às vezes acontece da massa ficar diferente, crescer mais lentamente, mas é um conjunto.
É claro que te ajudo, mas para entender teria que ver a receita que você está usando para fazer os pães. Quando rasga, às vezes é excesso de fermento, também pode ser fermentação muito longa.
Você já testou alguma das minhas receitas?
Um beijo!
Hum…. delícia, vou fazer amanhã. bjs
Olá Regina!
Legal, depois me conta se gostou.
Beijo!
Oi Eline, boa tarde.
Sempre sigo suas receitas aqui e amo, obrigada por compartilhar.
Mas queria tirar uma dúvida.
Eu necessito de fazer um pão para uma pessoa que não pode comer farinha branca e nem açúcar.
Você acha que eu usando nesta receita somente farinha integral, e não usar açúcar, daria certo?
Eu pensei em batata doce, assim ela daria a maciez e o doce , pela falta deste ingredientes.
Desde já obrigada.
Oi Jacqueline
Como eu estava viajando, respondi diretamente para o seu e-mail, espero que tenha recebido a resposta.
É possível fazer o pão totalmente integral, mas se perde em maciez e ele ficará bem denso. quanto ao açúcar, dá para omitir, sem problemas.
Depois me conta como ficou.
Beijo!
Parece bom !!! Vou fazer !!! Obrigado pela receita !!!
Depois me conta se gostou Gustavo.
Abraço