Pão integral com cebola caramelizada e gorgonzola
Hoje quero compartilhar com você um dos pães mais gostosos que eu já fiz, ele é incrivelmente saboroso, enquanto assa, um aroma delicioso toma conta da casa, sugiro fortemente que você prepare na sua casa também esse pão integral com cebola caramelizada e gorgonzola.
Aqui em casa ele foi servido como entrada, acompanhado de um Labneh que é a coalhada caseira, um pouco mais dessorada, modelada em bolinhas e guardada na geladeira em um vidro com azeite de oliva, manjericão, pimentas secas, coentro em sementes e zahtar, mas você pode fazer com os temperos que mais gosta, com o que tem em casa.
Pão integral com cebola caramelizada e gorgonzola
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de farinha de trigo integral
- ½ colher (sopa) de fermento biológico seco
- 2 colher (sopa) açúcar (mascavo ou branco)
- ½ colher (sopa) de sal
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 300ml de água morna
- ½ xícara de farinha de trigo para finalizar (aproximadamente)
- Recheio
- 2 cebolas grandes (300g)
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- uma pitada de sal
- 50g de queijo gorgonzola
- Em uma tigela coloque as quatro xícaras de farinha, o fermento e o açúcar e misture bem.
- Então adicione o sal, o azeite de oliva, a água morna e comece a misturar com a mão envolvendo bem os ingredientes.
- Coloque a massa sobre a bancada e comece a sovar, esticando a massa e trabalhando, use a quantidade de farinha necessária para ajudar na sova.
- A massa deve ficar uniforme, lisa e grudando levemente nos dedos, a sova leva de 10 a 15 minutos.
- Coloque a massa na tigela, cubra com filme plástico ou um pano e leve para crescer em local fechado, pode ser em um armário, no forno desligado ou no microondas. Se o dia estiver frio, você pode colocar uma tigela com água quente ou uma bolsa térmica no local em que a massa vai crescer, para ajudar na fermentação.
- Deixe crescer por aproximadamente 1h30.
- Enquanto isso, prepare a cebola - Pique a cebola grosseiramente e não muito fina, coloque na frigideira com a manteiga e refogue, começando com fogo alto e depois em fogo baixo até que ela fica caramelizada, num tom marrom claro. No meu caso levou uns 20 minutos. Reserve e deixe esfriar.
- Coloque a massa sobre a bancada levemente enfarinhada e achate a massa, espalhe as cebolas e o queijo quebrado grosseiramente.
- Faça uma bola fechando o recheio dentro da massa e comece a envolver para integrá-lo um pouco à massa.
- Nessa etapa, parece que tudo deu errado, a massa vai ficar mais úmida e um pouco grudenta, mas não desista, use um pouco de farinha e vá modelando um pão redondo. O recheio não precisa ficar distribuído por toda a massa, é legal encontrar partes da massa com mais recheio.
- Coloque a massa na forma escolhida e leve para crescer, coberta por um pano por 40 minutos.
- Aqueça o forno a 180°C.
- Assim que a massa estiver crescida leve para assar por aproximadamente 35 minutos. Observação: se você quiser fazer o corte, use uma lâmina de corte ou faca bem afiada para fazer um corte em cruz antes de levar para assar, mas faça com delicadeza, sem pressionar a massa.
- Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.
Massa sovada e pronta para crescer.
A cebola caramelizada combinada, ao queijo gorgonzola, confere um sabor incrível ao pão.
Quer assar o pão de cebola caramelizada com gorgonzola na panela de ferro?
Eu assei na panela de ferro, fiz assim: Coloquei a panela com tampa para aquecer no forno, na hora que o pão estava crescido, espalhei uma camada de fubá no fundo da panela, coloquei o pão dentro, fechei a panela e levei para assar por 25 minutos, depois tirei a tampa e deixei o tempo para dourar, levou mais uns 10 minutos.
Gostou da receita ? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.