Integrais, Pães e Pizzas, Salgadas

Pão de vinho tinto com figos e nozes

Há alguns dias experimentei um pão de vinho tinto, com figo e nozes, ele tem tinha uma sabor espetacular. Decidi criar a minha receita e ver que resultado conseguiria. O primeiro teste ficou bom, mas achei que poderia ter mais figos e mais sabor do vinho tinto, então fui para o segundo teste e acho que cheguei na receita ideal para o meu paladar. Então aqui está a minha receita de pão de vinho tinto com figos e nozes.

O sabor do vinho ficou mais marcante e ao mesmo tempo suave, já a presença adocicada dos figos com a textura dos seus grãos deu um toque super especial a esse pão. Ele ficou como eu queria, bem rústico, com a casca grossa e crocante, já por dentro ficou macio, denso e delicioso, é perfeito para servir com um queijo gorgonzola ou um Confit de tomate cereja feito no forno.

Pão de vinho tinto com figos e nozes

Pao de vinho tinto figos e nozes

4.7 from 3 reviews
Pão de vinho tinto com figos e nozes
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Um pão rústico de sabor intenso e simplesmente delicioso.
Autor:
Categoria: Pães
Cozinha: Caseira
Rende: 1 pão
Palavras-Chave:
Farinha Integral, Figo, Figo turco, Integral, Nozes, Pães, Panela de ferro, Pão, Pão integral, Rústico,
Ingredientes:
  • 270 g de farinha de trigo (aproximadamente)
  • 130 g de farinha integral
  • 80 g de água
  • 150 g de vinho tinto seco de boa qualidade
  • 150 g de figos turcos picados (figo desidratado)
  • 60 g de nozes picadas
  • 5 g de fermento biológico seco
  • 20 g de açúcar mascavo
  • 7 g de sal
  • Farinha de milho para proteger o pão
Modo de fazer:
  1. Comece pela esponja de curta duração, em um recipiente pequeno coloque 1 colher de farinha, o fermento, e um pouco de água para deixar uma mistura cremosa e integrada.
  2. Tampe o recipiente e reserve em local fechado por 30 minutos. Esse tempo vai resultar em uma mistura levemente crescida e com bolhas de ar.
  3. Enquanto isso em um recipiente misture as farinhas, o açúcar e o sal.
  4. Pique os figos e a nozes, polvilhe ½ (sopa) de farinha de trigo para que os pedaços de não grudem um no outro e fiquem bem espalhados na massa. Reserve.
  5. Com o fermento pronto, coloque-o em uma tigela grande, adicione a água, o vinho e aos poucos vá acrescentando mistura farinha, as nozes e os figos, e misture até obter uma massa homogênea e que solte ligeiramente das mãos.
  6. Se necessário acrescente um pouco mais de farinha de trigo, isso pode acontecer de acordo com a força da farinha.
  7. Com a massa no ponto coloque-a em um recipiente e cubra, deixe descansar por 10 minutos. Depois desse tempo você vai dobrar a massa sobre ela mesma 10 vezes, isso leva uns 10 segundos (veja o vídeo). Repita esse processo mais três vezes, sempre com intervalos de dez minutos.
  8. Depois desse processo finalizado, coloque a massa em uma tigela, cubra e deixe crescer por 1 hora em local fora da corrente de ar, pode ser no forno desligado.
  9. Com a massa já crescida, coloque-a sobre a bancada, sove um pouco para expulsar o excesso de ar e modele um pão redondo ou no formato que preferir, coloque em uma forma, cubra e deixe crescer por 30 minutos.
  10. Você pode assar o seu pão no forno de forma convencional por aproximadamente 35 minutos ou na panela de ferro que foi a opção que eu escolhi para ter um pão rústico.
  11. Enquanto o pão cresce, ligue o forno na temperatura a 240C, coloque a panela de ferro com a tampa lá dentro e deixe por 30 minutos.
  12. É importante que essa panela não tenha peças que sejam de plástico ou outros materiais que não possam ir ao forno.
  13. Com o pão já crescido, retire a panela do forno com cuidado, espalhe uma grossa camada de farinha de milho na panela e delicadamente acomode o pão na panela com todo o cuidado para não se queimar.
  14. Polvilhe farinha de trigo sobre o pão e usando uma faca bem afiada ou uma lâmina de barbear nova (daquelas antigas), faça cortes no pão e tampe a panela.
  15. Leve para o forno por 20 minutos, depois desse tempo, retire a tampa e deixe por mais uns 15 minutos até ficar corado.
  16. Para saber se esta no ponto dê algumas batidinhas na base, se o som emitido for "oco" o pão está pronto
 

 

P%C3%A3o de vinho tinto figos e nozes

26 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: