Cervejaria Farrapos, de Passo Fundo, amplia portfólio e capacidade de produção

Primeira cervejaria a fabricar cerveja sem glúten no Brasil, a empresa mudou posicionamento no ano passado e passou a contar com sete rótulos

Primeira cervejaria artesanal de Passo Fundo e primeira empresa a produzir cerveja sem gluten no Brasil, a Cervejaria Farrapos, em funcionamento desde 2011, mudou seu posicionamento no ano passado e ampliou seu portfólio, contando hoje com sete rótulos: Sem Glúten (Pilsen, APA e Malzbier), Guaipeca Pilsen, FarrAPA, Toco de Vela (IPA) e Quase uma Ipa (session IPA). Vendida, atualmente, em 11 Estados, seus produtos estão presente nas principais  redes de supermercados do sul do País, a cervejaria segue em expansão.

No segundo semestre, a Farrapos passa de 30 mil litros/mês de capacidade de produção para 50 mil litros/mês e abre suas portas para visitação. Com equipamentos modernos e excelente estrutura física, a produção foi dedicada às cervejas sem glúten a partir de 2014. A técnica utilizada pela cervejaria diminui a concentração de glúten na bebida, degradando a proteína durante a fermentação, sem alterar o sabor final, reduzindo a concentração para até 6 ppm (parte por milhão), taxa bem abaixo dos 20 ppm exigidos para que um alimento seja considerado glúten free. Isso garante uma experiência prazerosa e segura ao mesmo tempo.

Farrapos vem do nome dado aos opositores do Império Brasileiro no século XIX, que buscavam a construção de um país independente, e remete a coragem e força desses homens, por isso não poderia ser mais apropriado para denominar um produto diferenciado, com qualidade e paladar singular.