Nhoque de beterraba com batata-doce
Nhoque é o tipo de receita que adoramos fazer aqui na cozinha do Mel e Pimenta e hoje estou trazendo uma verão que ganhou meu coração, esse Nhoque de beterraba com batata-doce é simplesmente maravilhoso, colorido, com uma textura delicada e sabor delicioso.
Quando o assunto é nhoque, temos muitas ideias para inspirar você! Afinal de contas, amamos preparar esse prato por aqui Nhoque de mandioquinha, Nhoque de batatas polonês, Nhoque de ricota com molho de manteiga e sálvia e Nhoque de batata-doce com abóbora.
Nhoque de beterraba com batata-doce
- 600g de batata-doce sem casca e cozida
- 200g de beterraba sem casca e cozida
- 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- 240g de farinha de trigo (2 xícaras)
- 100g de farinha de rosca (1 xícara)
- 1 gema
- Noz-moscada
- Sal
- Comece assando os ingredientes do nhoque.
- Descasque as batatas, corte em pedaços, coloque em uma forma, cubra com papel alumínio.
- Descasque as beterrabas, corte em pedaços pequenos, acomode em uma forma, cubra com papel alumínio.
- Então, leve as duas formas para assar em forno preaquecido a 220C. Asse até que os dois ingredientes estejam macios, no meu forno levou 1h10. A beterraba pode levar um pouco mais de tempo.
- Coloque a beterraba no processador e bata até que ela fique bem processada. Aos poucos, adicione batata-doce para ajudar a bater e obter uma mistura lisa.
- Coloque em uma tigela e deixe esfriar. Se estiver com pressa, acomode a tigela sobre outra com água e gelo para acelerar o resfriamento.
- Então, adicione o parmesão, a gema, a farinha de rosca, sal, a noz-moscada e misture bem usando uma espátula.
- Comece a colocar a farinha aos poucos, a fim de obter uma massa modelável, ela ainda deve grudar um pouco nas mãos, não exagere na quantidade de farinha.
- Para saber se a massa está no ponto, pegue um pequeno pedaço de massa, sobre a bancada enfarinhada, faça um rolinho de 1cm, se você conseguir cortar e modelar, mesmo que a massa esteja delicada, ela está no ponto.
- Modele os nhoques e acomode em uma forma enfarinhada.
- Veja abaixo as opções de cozimento e dicas de congelamento.
A batata-doce e a beterraba precisam ser assadas?
Não necessariamente, mas para obter um nhoque leve é importante que os ingredientes estejam mais sequinhos. Por isso, é melhor assar do que cozinhar com água. Dependendo da umidade, vai mudar a quantidade de farinha utilizada.
A base de beterraba e batata-doce pode ser feita sem processador?
Pode, use um amassador de batatas, comece pela beterraba e depois que ela estiver muito bem amassada, comece a acrescentar a batata-doce, a fim de obter uma mistura homogênea.
Cozimento em água
Coloque bastante água em uma panela, adicione sal e aguarde ferver. Coloque os nhoques, não todos de uma só vez, faça aos poucos. Assim que os nhoques boiarem, retire-os com uma escumadeira e reserve em uma panela fechada para que eles fiquem quentinhos. Repita o processo até que todos estejam cozidos. Então é só servir com o molho que você desejar. Eu testei com molho pesto de salsinha e ficaram deliciosos.
Cozimento na frigideira
Aqueça uma frigideira larga, e se possível, de fundo grosso, adicione manteiga e um fio de azeite de oliva e algumas folhas de sálvia. Então, coloque os nhoques, evitando sobreposição, deixe dourar de um lado e vire, a fim de deixar os o nhoque grelhado por fora e ainda macio por dentro. Finalize com sal, noz-moscada e pimenta! Se necessário, retire da frigideira e repita o processo com o restante.
Como congelar nhoques?
Modele e coloque os nhoque em uma forma enfarinhada, leve para o congelador e assim que eles estiverem completamente firmes, coloque em um saco plástico e leve de volta ao congelador.
Como preparar os nhoques congelados?
Retire os nhoques do congelador apenas na hora de preparar e inicie o cozimento imediatamente, seja na água ou grelhado na frigideira, eles não devem ser descongelados, a fim de mantê-los íntegros.
Nhoque de beterraba com batata-doce servido com molho pesto de salsa
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Incrível essa receita vou usar para vender em minha loja!
Que legal Patrícia, espero que venda muito bem
Amei a sugestão,formidável.
Olá Marta!
Espero que aprove o resultado.
Abraço
Oi, tem como substituir a farinha para ser sem glúten.?
Pode sim, só tem que ir testando a quantidade até chegar no ponto.