Molho pesto de ervilha e manjericão
Pesto é um molho clássico da culinária italiana, o pesto tradicional tem como base o manjericão, mas outras versões ficam deliciosas como o pesto de rúcula e de salsinha, mas hoje quero compartilhar com você o saboroso Molho pesto de ervilha e manjericão.
Ele é muito versátil e pode ser usado em muitos preparos, o pesto é tradicionalmente usado em massas, mas combina com pratos com frango, se você grelhar um peito e finalizar com o molho na hora de servir, vai ficar incrível. Use-o para montar sanduíches, preparar hambúrgueres, sirva com torradinhas, fica ótimo com salmão e perfeito com mussarela de búfala e tomates confit.
Molho pesto de ervilha e manjericão
- 1 xícara de azeite
- ½ xícara de ervilha congelada
- ¼ de xícara de nozes pecan
- ¼ de xícara de queijo parmesão ralado
- ½ dente de alho pequeno
- ½ xícara de folhas de manjericão limpas e secas
- Noz-moscada
- Pimenta preta
- Sal
- Azeite para finalizar (se necessário)
- Coloque meia xícara de grãos de ervilha congelada em uma peneira e passe-as por água corrente, para deixá-las em temperatura ambiente e escorra.
- Coloque as ervilhas sobre um pano de prato limpo, faça uma trouxinha e sacuda um pouco, apenas para que as ervilhas fiquem mais secas.
- No liquidificador coloque o azeite, as ervilhas, as nozes, o queijo parmesão ralado, o dente de alho e bata bem até obter uma mistura homogênea.
- Por último adicione as folhas de manjericão e bata apenas o necessário para que o molho fique homogêneo.
- Esse pesto fica bem espesso, se tiver alguma dificuldade para bater você pode acrescentar um pouco de azeite, mas coloque apenas o necessário.
- Ajuste o sal, coloque pimenta e noz-moscada ralada na hora.
- Para servir com massa, cozinhe-a em água e sal no tempo indicado na embalagem, na hora de escorrer a massa reserve um pouco da água em uma xícara.
- Escorra bem a massa, adicione a quantidade de pesto necessária e se, for preciso adicione um pouco da água.