Língua de boi com ervilha – Um prato tradicional
Quer aprender como fazer língua de boi com ervilha? Uma receita completa que te ensina a preparar uma língua bovina feita com um saboroso molho de tomates e ervilha.
Língua com ervilha é um clássico, um prato tradicional e muito saboroso. É uma deliciosa forma de preparar esse corte que muitas vezes é deixado de lado, mas que é muito nutritivo e econômico.
Então, dê uma chance para esse corte bovino e coloque-o na mesa da sua família. A carne fica incrivelmente macia, cheia de sabor que vem do molho e que combina perfeitamente com o sabor das ervilhas. Para acompanhar, prepare um arroz, uma boa salada e pronto.
Um molho cheio de cor e sabor.
Língua de boi com ervilha
- Limpeza
- 1 língua de boi (1,2kg)
- 4 colheres (sopa) de vinagre
- 2 folhas de louro
- Água
- Sal
- Molho
- 1 cebola grande picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 cenoura grande picada
- 1½ latas de tomates pelados
- ¾ xícara de vinho branco seco
- 1 xícara de ervilha (congelada)
- Manjerona, alecrim e tomilho
- 1 folha de louro
- Sal e pimenta
- Lave a língua em água corrente.
- Na panela de pressão coloque a língua, o vinagre, o louro e cubra com água.
- Tampe a panela e leve ao fogo. Depois que ela começar a chiar, marque 30 minutos.
- Desligue o fogo, tire a pressão, abra a panela, descarte os líquidos e passe a língua por água fria.
- Coloque-a sobre uma tábua de corte para remover toda a pele que reveste a língua.
- Remova também o excesso de gordura que pode estar presente na parte debaixo dela.
- Corte a língua em fatias com aproximadamente 1cm de espessura. Reserve.
- Molho Aqueça uma panela, regue com um fio generoso de azeite.
- Adicione a cebola e a cenoura e refogue até que a cebola fique transparente.
- Acrescente um pouco de sal, o alho, o louro e refogue rapidamente. Então coloque os tomates pelados amassados com um garfo e o vinho.
- Faça um bouquet com os galhos das ervas, amarre com um barbante e coloque na panela.
- Cozinhe o molho por 10 a 15 minutos para que ele fique um pouco mais apurado.
- Então, acomode as fatias de língua, adicione água quente para cobrir, mexa delicadamente, tampe a panela e cozinhe por aproximadamente 40 minutos. (veja dicas abaixo)
- Mexa ocasionalmente e adicione um pouco de água, caso seja necessário.
- Na metade desse tempo, adicione a ervilha.
- Experimente, ajuste o sal, finalize com pimenta e sirva.
Dicas para a receita:
- Posso usar língua limpa? Com certeza, se você optar por comprar a língua limpa, cozinhe na pressão com água e louro pelo mesmo tempo indicado na receita. Depois é só seguir todos os passos da receita.
- O bouquet de garni: Ele aromatiza e dá sabor ao molho e depois, é descartado antes de servir. Eu usei manjerona, tomilho e um ramo pequeno de alecrim, elas conferem um sabor delicioso. Você pode fazer com outras ervas que combinem.
- Vinho branco: Eu prefiro usar o vinho branco, pois a cor do molho não é alterada e o sabor é mais sutil. Se optar por usar vinho tinto, sugiro que use apenas 1/2 xícara, pois seu sabor é mais marcante.
- Ervilha: Se puder, use ervilha congelada ou fresca, pois a ervilha enlatada é muito mole. Se você tiver que usar a enlatada, escorra e adicione só nos últimos minutos.
- Tomate: Eu tenho usado sempre tomates pelados em casa, pois nem sempre tenho tomates frescos bem maduros. Faça como preferir, mas evite molhos prontos para obter um bom resultado.
- Tempo de cozimento: O tempo de cozimento das fatias de língua no molho pode variar, pois a língua pode ser mais dura ou mais macia. O importante é cozinhar para que ela fique macia, integrada e saborizada com o molho.
- O molho: eu prefiro apurar, reduzir um pouco o molho e depois de colocar as fatias de língua, adiciono água. Na minha opinião, a carne vai entrar em um molho mais saboroso e assim ficará deliciosa.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Olá! Gostei da receita. Apenas reservei o líquido do cozimento da pressão para apurar o molho e coloco shoyu mais por gostar do tom mais escuro que este dá ao molho.
Olá Beatriz!
Que bom que você gostou do resultado. Gostei da sua dica.
Abraço
Estou amando as tuas receitas, Eline. Respondo aqui mas percebo que não há recíproca. Mas não desative este canal, por favor! (pelo menos até eu testar todas… kkkkkkkk)
Oi Anália!
Te agradeço de coração por confiar nas minhas receitas. Saiba que jamais desativarei meu blog, ele faz parte da minha vida, da minha história e é um dos meus maiores prazeres.
Quanto aos comentário, eu respondo todos, posso até demorar, mas não deixo ninguém sem resposta. Atualmente estou com 120 comentários pendentes, mas aos poucos vou respondendo carinhosamente. É que eu faço tudo completamente sozinha. Cozinho, testo, pesquiso, fotografo, escrevo e ainda lavo a louça, heheheh.
Vi que tem comentários seus em outras receitas, obrigada por participar e espero que você possa aproveitar muitas receitas.
Um abraço
Bom dia!
Moro no Paraguay, aquí é muito común consumir lingua bovina.. fazemos un prato chamado LENGUA A LA VINAGRETA, muito bom!
Um abraço..
Oi Yolanda!
Que legal!! Língua ao vinagrete deve ser uma delícia!!
Obrigada pela contribuição, adoro saber curiosidades sobre a cultura e gastronomia de outros países.