Cuscuz marroquino picante | Oh My Beer
Hoje vou falar da última seleção de cervejas que recebi da Ohmybeer, o post está bem atrasadinho, mas a receita e a harmonização foram feitas com todo o carinho.
Nessa seleção recebi a premiada Jean Le Blanc da cervejaria Bastards do Paraná, as belgas Petrus Dubbel Bruin e Sctoch Silly e por fim a Why Can’t IBU produzida pela cervejaria americanaTroo Roads Brewing.
Pela descrição da Ohmybeer escolhi a lupulada Whi Can’t IBU. Para a harmonização preparei um Cuscuz marroquino picante feito com linguiça portuguesa.
Confesso que só o nome da cerveja já me assusta, quando tomei o primeiro gole foi inevitável fazer uma série de caretas, pois ela é amarga, muito amarga, mas depois do primeiro gole e da primeira garfada tudo muda. Ela tem um delicioso sabor frutado e o amargor passa a aparecer só no final. É uma cerveja deliciosa e harmonizada com um prato picante e de sabor marcante fica muito interessante.
Aproveite, conheça o site da Ohmybeer e faça parte dessa experiência de descobertas do mundo cervejeiro.
Cuscuz marroquino picante
Ingredientes:
1 xícara de cuscuz marroquino
Caldo de vegetais e frango fervente
1 colher (chá) de curry
1 cebola roxa picada
200 g de linguiça portuguesa picante em rodelas
2 tomates italianos sem semente picado
3/4 de xícara de ervilhas congeladas
Azeite de oliva
Cebolinha picada
Sal
Modo de fazer:
Com o caldo coado e fervendo adicione o curry.
Em uma panela, com o fogo desligado, coloque o cuscuz e adicione o caldo fervente, misture e deixe hidratar por cinco minutos.
*Use a quantidade de caldo informada na caixa, já usei duas marcas e as duas sugerem proporções bem diferentes. (uma marca sugere 1 xícara de cuscuz para 1 de água e a outra 1 xícara de cuscuz para 500 ml de água).
Enquanto o cuscuz hidrata, leve ao fogo uma frigideira, assim que estiver quente coloque um fio de azeite de oliva, adicione a linguiça e refogue por alguns minutos, adicione a cebola e refogue até murchar, acrescente o tomate, refogue sem deixar desmanchar, acrescente a ervilha, integre os ingredientes, ajuste o sal, se preferir polvilhe mais um pouco de curry, acrescente a cebolinha e misture com o cuscuz hidratado. Pronto, agora é só servir e se deliciar.
Lembre que os caldos industrializados são muito nocivos a saúde então, sempre que possível prepare os caldos em casa.
Sugestão: Leve ao fogo uma panela com um pedaço de frango e adicione batata, cenoura, talos de alho poró, cebola, sal, salsinha abobrinha e o que tiver em casa. Ferva até obter um caldo saboroso, coe e utilize para cuscuz, risotos, sopas e assim por diante.
Sou fã do cuscuz, mas nunca fiz salgado ou como entrada. Vou experimentar e bisbilhotar outras receitas.
Olá Manoel
Você usa o cuscuz marroquino para fazer doce? Me conta. Aqui em casa adoramos esse cuscuz.
Espero que você possa aproveitar as receitas do blog com a sua família e amigos.
Abraço
A única vez que comi cuscuz foi na minha lua de mel à Túnisia, tinha um ligeiro sabor picante. Gostei muito, principalmente por estar envolvida na cultura e ambiente próprio com areias e camelos.
Beijinhos,
http://teresadeodatotudoaolho.blogspot.pt/
Olá Tereza
Desde que conheci cuscuz em um evento aqui em Porto Alegre eu tenho feito sempre, com vários sabores. É uma delícia.
Se o meu fica bom imagino esse que você experimentou na Tunísia, que luxo.
Beijo