Cuscuz marroquino de tomate-cereja e ervilha
Você costuma usar Cuscuz Marroquino na sua casa? Ele não é um ingrediente tão comum aqui no Brasil, mas é de uma versatilidade incrível e o preparo é muito fácil. Aqui em casa nós sempre temos uma caixa de cuscuz na despensa para quando queremos fazer um preparo especial e também quando precisamos de um acompanhamento que fique pronto rapidamente para driblar a falta de tempo, como foi o caso desse Cuscuz marroquino de tomate-cereja e ervilha que preparamos aqui em casa essa semana.
O cuscuz marroquino não é um ingrediente barato, eu costumo comprar no supermercado e também no Mercado Público, uma caixa de 500g custa entre R$ 12,00 e R$ 14,00. O que eu posso garantir é que vale muito a pena investir nele, além de versátil, ele rende bastante, com uma xícara de cuscuz dá para servir quatro pessoas se tiver uma carne ou outro prato acompanhando o cuscuz. Se na sua cidade não tem cuscuz marroquino, você pode acessar esse link e comprar pela internet.
Veja outras receitas deliciosas feitas com ervilha Penne ao molho de iogurte com ervilhas e nozes, Cevadinha com atum e ervilhas e Creme de ervilha e bacon.
Cuscuz marroquino de tomate-cereja e ervilha
- 1 xícara de cuscuz marroquino
- 1 xícara de caldo de vegetais
- 150 g de tomate-cereja
- 150 g de ervilhas congeladas
- 1 cebola roxa média
- 1 dente de alho
- 5 colheres (sopa) azeite
- 2 colheres (sopa) de cebolinha picada
- Pimenta preta moída na hora
- 1 colher (sopa) de azeite
- Sal
- Em uma frigideira coloque o azeite, aqueça um pouco e em seguida adicione os tomates e a cebola, deixe em fogo alto por aproximadamente 3 minutos. A ideia aqui não é refogar, pois queremos manter o frescor dos ingredientes.
- Então acrescente o alho, as ervilhas, sal e misture e deixe a frigideira por mais alguns minutos no fogo para integrar os ingredientes e tomar gosto. Desligue o fogo e reserve.
- Em uma panela pequena coloque o cuscuz, uma pitada de sal, e adicione o caldo fervente, misture os ingredientes, tampe a panela e deixe hidratando por cinco minutos com o fogo desligado.
- Assim que que faltar um minuto para que o cuscuz esteja hidratado, leve a frigideira ao fogo baixo apenas para aquecer os ingredientes.
- Quando o cuscuz estiver pronto, retire a tampa da panela e adicione a colher de azeite reservada, misture mexendo para para que ele fique soltinho.
- Com o fogo desligado, coloque o cuscuz na frigideira, adicione a cebolinha e mexa o suficiente para envolver todos os ingredientes, ajuste o sal, adicione a pimenta e sirva imediatamente.