Doces, Café da Manhã, Pães Doces, Sem Glúten

Broa de fubá | Broa de milho fácil e deliciosa

Faça uma broa de fubá fofinha e simplesmente deliciosa! Hoje quero compartilhar com você uma receita maravilhosa e fácil de fazer, essa broa de milho é viciante, o difícil é parar de comer.

Eu já recebi muitos pedidos de receita de broinhas de fubá lá no Instagram, sempre prometi que iria pesquisar sobre o assunto, mas confesso que elas não são tão conhecidas aqui no RS. Eu nunca tinha comido e sequer imaginava como era o sabor e textura delas, já o meu marido, tinha lembranças da infância de broas ressecadas e duras, mas essas são simplesmente maravilhosas. Eu fiquei apaixonada por elas e o Juan teve a oportunidade de ressignificar o conceito de broa de fubá.

Essas lindas broas são fáceis de fazer, de sabor adocicado e textura é uma delícia! Elas são crocantes e rústicas por fora e o miolo é macio e delicado. Ficaram tão boas que evaporaram rapidamente, elas podem ser comidas puras com um café, mas também combinam demais com doce de leite e é claro, que com goiabada ficam muito gostosas.

Também indico essa receita de Bolo de milho verde com coco que é perfeita para quem ama milho, pois ela é feita com milho verde e fubá. Uma delícia!

Broa de fubá | Broa de milho fácil e deliciosa

 

Broa de fubá | Broa de milho fácil e deliciosa

Aqui em casa somos só em duas pessoas e essa receita fez sucesso e evaporou, então, se você tem família maior ou quer congelar, dobre a receita.

Broa de fubá | Broa de milho fácil e deliciosa

 

4.9 from 87 reviews
Broa de fubá | Broa de milho fácil e deliciosa
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Aprenda a preparar essas deliciosas broas de milho, uma receita fácil e deliciosa.
Autor:
Categoria: Pães doces
Cozinha: Brasileira
Rende: 24 un
Palavras-Chave:
Broa com polvilho, Broa de fubá, Broa de milho, Broa sem glúten, Broinha de fubá, Broinha de milho, Receita de broa, Receita sem glúten,
Ingredientes:
  • 1 xícara de fubá - farinha de milho fina (150g)
  • ¾ xícara de polvilho doce (110g)
  • ½ xícara de açúcar (100g)
  • ½ colher (chá) de sal (3g)
  • 1¾ xícara de leite integral (420ml)
  • ¼ xícara óleo de girassol (60ml)
  • 2 ovos médios
  • ½ colher (sopa) de fermento químico
  • Erva-doce a gosto (opcional)
  • Fubá para modelar
Modo de fazer:
  1. Em uma panela coloque o fubá, o polvilho, o açúcar, o sal e misture.
  2. Adicione o leite e o óleo e leve a panela ao fogo.
  3. Comece a cozinhar em fogo médio, mexendo sem parar.
  4. No início a massa estará líquida e começará a formar grumos, é assim mesmo. Siga cozinhando e mexa sempre.
  5. Depois disso, a massa vai engrossando até ficar parecendo uma polenta pesada. Continue cozinhando e mexendo até que ela comece a soltar da panela.
  6. No meu caso, essa etapa do cozimento levou uns 10minutos, mas o tempo pode variar.
  7. Transfira a massa para uma tigela, cubra e deixe descansando até esfriar completamente. Se preferir, leve para a geladeira para que seja mais rápido.
  8. Assim que a massa estiver fria, adicione um ovo, a erva-doce e misture bem com a mão, então adicione o segundo ovo (veja dicas abaixo da receita) e misture bem com a mão até obter uma massa homogênea e bastante grudenta.
  9. Adicione o fermento e volte a misturar bem.
  10. Unte uma forma grande, a minha tem 40cm x 26cm, polvilhe com fubá.
  11. Pegue uma caneca, coloque uma colher (sopa) de fubá dentro dela.
  12. Então, pegue uma colherada de massa e largue dentro da caneca.
  13. Balance com movimentos circulares, para modelar a broa com facilidade.
  14. Retire broa de dentro da caneca e acomode na forma.
  15. Repita o processo até que todas broas estejam modeladas.
  16. Leve para assar em forno aquecido a 180°C por aproximadamente 40 minutos ou até ficarem douradas.
  17. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.
 

Dicas para o preparo da receita

  • Fubá e farinha de milho – Essa receita é feita com fubá, escrevo também farinha de milho, pois aqui na região Sul, utilizamos esse nome. Então, apenas para reforçar, usei a fubá, que é a nossa farinha de milho bem fina, a mesma que usamos para polenta.
  • A gordura – Eu uso óleo de girassol, pois na minha opinião, dentre os óleos, ele é que tem sabor mais neutro. Se preferir, substitua pela mesma quantidade de banha ou manteiga derretida.
  • Espere esfriar – Só comece ao colocar os ovos quando a massa estiver totalmente fria, assim não irá cozinhar os ovos nem ativar o fermento, já que o fermento é ativado em contato com o calor.
  • Os ovos – Para essa receita eu usei 2 ovos médios e cheguei ao ponto correto. Se os ovos que você tem em casa forem grandes, adicione o primeiro ovo, depois quebre o segundo ovo em uma tigelinha, bata com um garfo e vá acrescentando gradualmente.
  • O ponto da massa – A massa fica bem grudenta mesmo, veja nas fotos.
  • O tempo de forno – O tempo pode variar um pouco, então, fique de olho e retire do forno assim que elas estiverem douradas.
  • A modelagem das broas – Essa dica de colocar a massa na caneca com fubá, facilita muito a modelagem. É muito simples, coloque a quantidade de massa de uma broa na caneca com fubá e vá movimentando. A broinha vai girar lá dentro e sair redonda.
  • Congelamento – Depois de assar e deixar esfriar completamente, você pode congelar as suas broas. Para descongelar, coloque por alguns minutos no micro-ondas ou deixe em temperatura ambiente.

 

Versão sem lactose

Como muitas pessoas tem problemas com lactose, decidi fazer um teste hoje (14 de março). Usei 100ml de leite de coco e 320ml de água, pude perceber que na panela a massa ficou mais pegajosa, em função dos espessantes do leite coco, também ficou um pouco mais oleosa.

Depois de fria, a massa ficou fácil de modelar, para assar levou um pouco mais de tempo, ficou pronta em 50 minutos.

As broas racharam, como é o desejado, mas ficaram diferentes por dentro, mais úmidas. Ficam gostosas, mas não ficam iguais à receita original.

 

Broa fuba milho Baixa 10

 

Broas de fubá saindo do forno.

Broa de fubá | Broa de milho fácil e deliciosa

 

 

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se deixar,  deixe seu comentário  lá no final desse post e  avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

 

Broa de fubá | Broa de milho fácil e deliciosa

Por dentro, essas broinhas ficam assim, macias e cheias de cor.

 

Broa de fubá | Broa de milho fácil e deliciosa

Conheci essa receita no Canal da Ly.

 

 

Gostou da receita de broa doce de fubá? Então, salve as imagens nas suas pastas do  Pinterest.  Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Broa de fubá | Broa de milho fácil e deliciosa

 

 

 

271 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: