Salgadas, Carnes

Como fazer fígado macio e saboroso

Fígado é um alimento saudável, rico em nutrientes, fonte de ferro ele é rico em sabor e delicioso, mas precisa ser bem preparado para que fique macio e com sabor equilibrado. Então confira as nossas dicas para preparar fígado de boi ou de galinha.

Esse corte é daqueles polêmicos, existem os que amam e também os que não toleram, mas é ingrediente cheio de sabor, que pode ser feito com poucos ingredientes, econômico e fácil de preparar.

 

Como preparar e cortar fígado?

O fígado bovino é coberto por uma membrana esbranquiçada que o envolve, muitas pessoas não retiram, mas isso faz diferença na maciez. Para isso, segure o fígado com a mão e puxe essa película delicadamente, normalmente ela sai de uma só vez. Depois corte os bifes ou iscas de espessura média, gosto de fazer com 2 cm. Para limpar o fígado de galinha, eu removo o excesso de gordura e possíveis vasinhos.

 

Como deixar o fígado macio?

Leite é o segredo, por mais estranho que possa parecer, deixar os bifes marinando com leite por aproximadamente 30 minutos, vai deixá-los macios e deliciosos. Depois é só escorrer o excesso de leite e seguir com o preparo, você pode fritar, assar e assim por diante. Essa dica serve também para o fígado de frango.

Limão ou vinagre Essa é outra forma de amaciar o fígado de boi ou de galinha, ele suaviza o sabor, eu uso essa técnica somente para receitas que tenham molho. Para bifes grelhados ou no forno, prefiro usar o leite.

 

Como temperar?

Existem várias opções, mas meu tempero preferido é bem simples. Gosto de temperar com sal, pimenta preta, alho picado, bastante cebolinha e leite. Esse é um corte com sabor marcante, então, na minha opinião, muitos temperos acabam mascarando o sabor e deixando-os ainda mais acentuado, por isso, gosto de fazer o simples e gostoso.

 

Como fazer fígado macio e saboroso

Confira mais ideias: Iscas de fígado ao molho de funghi e baconFígado de boi ao molho de vinho brancoPatê de fígado caseiro.

Como fazer fígado de galinha acebolado e macio e saboroso

 

Fígado de galinha acebolado
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Um prato saudável, feito com poucos ingredientes e delicioso.
Autor:
Categoria: Carnes
Cozinha: Econômica
Rende: 4 porções
Palavras-Chave:
Como deixar fígado macio, Como fazer fígado, Como temperar fígado, fígado, Fígado bovino, Fígado de galinha, receitas com fígado,
Ingredientes:
  • 700g de fígado de galinha
  • 3 dentes de alho picado
  • Cebolinha picada
  • ½ xícara de leite
  • Pimenta preta
  • Sal
  • 2 cebolas grandes em rodelas
  • Óleo
Modo de fazer:
  1. Limpe os fígados tirando a gordura e corte em pedaços médios.
  2. Tempere com sal, alho, pimenta, cebolinha e adicione o leite e deixe marinando fora da geladeira por uns 30 minutos.
  3. Aqueça a frigideira, coloque um pouco de óleo, escorra o excesso de leite e grelhe os fígados, faça um pouco por vez, eles devem ficar bem dourados por fora e cozidos por dentro.
  4. Assim que todos estiverem cozidos, reserve.
  5. Coloque mais um fio de óleo e refogue a cebola, retirando todo o sabor e aquela crostinha que se formou na frigideira. Sirva a assim que as cebolas estiverem douradas.
 

Como fazer fígado de galinha acebolado e macio e saboroso

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Dicas Figado galinhae bovino

 

Figado galinha acebolado 1

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: