Lanches e Petiscos, Salgadas

Pão de cachorro-quente fofinho e delicioso

Quer saber como fazer um Pão de cachorro-quente fofinho? Então vem conhecer essa receita de pão de leite, adocicado e incrivelmente macio.

Esse pão de leite pode ser feito em vários formatos, mas hoje eu quis preparar esse pão macio e delicioso para fazer cachorro-quente em casa, a massa dele fica com uma textura incrível, amanteigada e suave. Para obter esse resultado, usei técnica japonesa tangzhong que consiste basicamente em adicionar à massa uma pasta feita com farinha, leite e água. Essa massa é mais hidratada que a maioria dos pães, isso

Quer fazer um cachorro-quente com tudo feito em casa? Então prepare também o nosso Ketchup caseiro e a deliciosa e intensa mostarda dijon. Se quiser fazer maionese, nós também temos sugestões fáceis, como a apaixonante Maionese de cenoura e a delicada Maionese de leite. A Cozinha da Helô ensina a fazer a batata palha, lá no Cozinha Legal tem um molho de cachorro-quente simples e na Casa Encantada tem receita de um molho de cachorro-quente de cenoura, sem salsicha, uma ideia diferente e saborosa.

Pronto, agora você tem muitas opções para fazer um delicioso cachorro-quente caseiro.

Receita de pão de cachorro quente fofinho e fácil de fazer

Pão de cachorro-quente fofíssimo

Para fazer esse pão, o ideal é usar uma balança, dessa forma se pode garantir precisão e consequentemente, um bom resultado. Afinal de contas, as xícaras medidoras têm uma grande variação e isso pode afetar o resultado.

Se puder, invista em uma balança de cozinha simples que é o suficiente para obter mais precisão nas receitas.

Para ajudar quem não tem balança, vou colocar as medidas convertidas em xícaras em um comentário no fim do post, mas pode haver necessidade de fazer algum ajuste, em função da variação dos medidores.

 

Receita de pão de cachorro quente fofinho e fácil de fazer

 

Pão de cachorro-quente fofinho
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Autor:
Categoria: Pães
Rende: 20 pãezinhos
Ingredientes:
  • Tangzhong
  • 86g de água
  • 86g de leite integral
  • 28g de farinha de trigo

  • Massa
  • 600g de farinha de trigo
  • 28g de leite em pó
  • 100g de açúcar
  • 10g de sal
  • 10g de fermento biológico seco
  • 220ml de leite integral morno
  • 2 ovos médios
  • 110g de manteiga sem sal derretida
  • Farinha para finalizar

  • Para finalizar
  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) de leite
  • ½ colher (sopa) de manteiga sem sal derretida
Modo de fazer:
  1. Comece preparando o tangzhong, em uma panela coloque a farinha, o leite e a água e misture bem.
  2. Leve a panela ao fogo baixo e cozinhe por 3 a 4 minutos, mexendo sempre até obter uma mistura com textura de mingau espesso.
  3. Transfira a pasta para uma tigela pequena, coloque um filme plástico de modo que ele fique em contato com a pasta, isso evita que a superfície resseque. Deixe esfriar.
  4. Na tigela da batedeira planetária coloque a farinha, o açúcar, o fermento, o leite em pó e misture com uma colher, então adicione o sal e volte a misturar.
  5. Em uma tigela média, coloque o leite, os ovos, a pasta tangzhong e a manteiga derretida. Misture bem para integrar os ingredientes e dissolver bem a pasta.
  6. Despeje os ingredientes líquidos sobre a farinha e comece a misturar usando o batedor em forma de gancho e em baixa velocidade.
  7. Bata a massa por 20 minutos, a massa fica bem pegajosa no início, mas aos poucos vai mudando, passa a ficar levemente grudenta, evite ao máximo colocar mais farinha.
  8. No meu caso, aos 20 minutos, como a massa ainda estava um pouco mole, acrescentei 4 colheres de farinha de trigo (rasas) para que ela chegasse ao ponto ideal, grudando um pouco nas mãos, mais mole que a maioria dos pães.
  9. Essa variação acontece em função do tamanho do ovo e qualidade da farinha, por isso, pode ser necessário fazer esse pequeno ajuste.
  10. Unte uma tigela, transfira a massa para ela, cubra com filme plástico e deixe crescendo por aproximadamente 1h30 em local fechado.
  11. Depois de crescida, coloque a massa sobre a bancada, divida em 20 partes iguais, no meu caso cada uma ficou com 72g.
  12. Comece a modelar a massa fazendo bolinhas, para que a massa fique lisa, depois achate a massa sobre a bancada, pressionando com as mãos, enrole e pressione levemente as pontas para que todos fiquem bem acabados. Deixe sempre a parte de acabamento para baixo.
  13. Acomode os pães em uma forma untada de aproximadamente 45cm x 32cm deixando um espaço entre eles, pois eles crescem.
  14. Cubra com um pano e leve para crescer em local fechado por aproximadamente 50 minutos.
  15. Em uma tigela pequena misture o ovos com o leite, assim que os pães estiverem crescidos, pincele-os delicadamente com essa mistura e leve para assar no forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 25 minutos, a superfície deve ficar dourada.
  16. Retire os pães do forno, pincele com a manteiga derretida e deixe descansando por 10 minutos. Então retire-os da forma e deixe-os esfriar sobre uma grade.
 

Preciso de batedeira para essa receita?

O ideal é usar batedeira pois a massa é um pouco mais mole que os pães tradicionais, e tem que ser planetária, para que ela resista, mas a receita pode sim ser feita a mão ou na panificadora. Se você escolher uma dessas opções, basta seguir os mesmos passos e sequência de ingredientes informados na receita. Se fizer a mão, coloque a massa sobre a bancada e trabalhe ela untando um pouco as mãos para evitar o uso de farinha.

A modelagem do pão de cachorro-quente fofinho

Veja abaixo como para modelar a massa, é muito simples, mas você não precisa fazer com a mesma técnica, o importante é obter rolinhos uniformes para que você possa ter pães lindos.

O lugar ideal para fermentação

Nas receitas de pão, eu sempre digo para deixar o pão em local fechado, sem corrente de ar. Esse é um ponto essencial para que o pão esteja no ambiente adequado para fermentar. Eu costumo deixar a massa dentro do microondas ou  no forno (desligado). Em dias frios, gosto de colocar uma tigela com água quente no forno, isso ajuda muito na fermentação.

No meu caso, a fermentação levou o tempo que citei na receita, mas hoje é um dia frio aqui em Porto Alegre, então o tempo pode variar de acordo com a temperatura e umidade.

 

Receita de pão de cachorro quente fofinho e fácil de fazer

 

Receita de pão de cachorro quente fofinho e fácil de fazer

 

Posso fazer esse pão em outros formatos?

Claro, você pode fazer um delicioso e adocicado pão de hambúrguer usando essa receita, sugiro que você divida a massa em pedaços de 80g. Se quiser, você também pode fazer dois pães grandes.

 

Conheci essa receita no site Cleo Buterra e fiz algumas adaptações.

 

 

Gostou da receita do nosso pão de cachorro-quente fofinho? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.