Salgadas, Bovina, Carnes, Suína

O bolo de carne e bacon mais suculento

Hoje quero te apresentar o bolo de carne e bacon mais suculento de todos, sei que essa afirmação pode parecer exagerada, mas essa receita é incrível, o sabor é intenso, a carne é bem cozida e úmida, é maravilhoso e tem aquela cara de almoço de domingo.

Eu tenho muitos livros de gastronomia, na realidade na semana passada, descobri que no total tenho 52 livros de receitas e de técnicas culinárias. Digo que descobri, pois meus livros ficavam em um armário muito alto e a dificuldade de acesso a eles, fazia com que eu ficasse com alguns livros  à mão e a grande maioria acabava sendo pouco consultada, mas em função de algumas melhorias nos móveis aqui de casa, consegui montar meu escritório e agora tenho um espaço que deixa todos meus queridos livros juntos e de facílimo acesso.

Falei tudo isso, para contar que tenho aproveitado para rever meus livros, descobrir novas receitas e esse bolo de carne com bacon é uma das novidades que encontrei no livro Carnes: 80 receitas clássicas e contemporâneas de Joanna Farrow. A autora faz um apanhado geral sobre técnicas de preparo de carnes e depois compartilha oitenta receitas feitas com os mais variados tipos de carnes.

Algumas técnicas do preparo dessa receita fazem com que o bolo de carne fique incrivelmente suculento, dentre elas vale ressaltar a mistura de carne bovina e suína, a camada de bacon que protege os ingredientes e por fim, o cozimento em banho-maria que mantém os sucos dentro da forma e deixa o bolo úmido e cheio de sabor.

O bolo de carne e bacon mais suculento

O bolo de carne e bacon mais suculento

O bolo de carne e bacon mais suculento

 

O bolo de carne e bacon mais suculento
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
O bolo de carne mais suculento e saboroso. Experimente!
Autor:
Categoria: Carnes
Cozinha: Caseira
Rende: 4 porções
Palavras-Chave:
Bacon, Bolo de Carne, Bolo de carne assado, Bolo de carne com bacon, Carne, Como fazer bolo de carne, Receita de bolo de carne no forno, receitas com bacon,
Ingredientes:
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 pimentão amarelo
  • 2 tomates médios
  • 1 cebola grande
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 500 g de carne bovina moída
  • 250 g de carne suína moída
  • 1 colher (sopa) de tomilho picada
  • 2 colheres (sopa) de salsa picada
  • 300 g de bacon laminado
  • 50 g de farinha de rosca
  • 1 ovo
  • Pimenta preta
  • Sal
  • Papel alumínio
Modo de fazer:
  1. Aqueça o forno a 200°C.
  2. Comece tirando o talo e as sementes dos pimentões e corte em pedaços graúdos e coloque em uma forma, corte a cebola em pedaços com tamanho parecido ao do pimentão. Retire o suco e sementes dos tomates e corte grosseiramente. Tempere com o azeite, sal e pimenta e leve ao forno, asse por aproximadamente 40 minutos. Retire do forno e coloque em uma travessa para esfriar.
  3. Agora escolha uma forma retangular pequena, a minha tem 23 cm x 12 cm, use parte do bacon para forrar o fundo e as laterais da forma, posiciona as fatias ligeiramente sobrepostas, deixando as pontas para fora da forma. Pique o restante do bacon.
  4. Em uma tigela coloque as duas carnes, o bacon, o tomilho, a salsinha, o bacon picado, a farinha de rosca, o ovo, os vegetais assados (frio), sal e pimenta e misture bem.
  5. Transfira a mistura para a forma, espalhe e pressione um pouco para que fique levemente compactado.
  6. Dobre as pontas de bacon sobre o recheio, cubra com papel alumínio e coloque o bolo de carne dentro de uma assadeira, coloque aproximadamente 2cm de água fervente dentro da assadeira.
  7. Leve ao forno aquecido e asse por 2h a 200°C. Se puder, deixe descansando dentro do forno desligado por 15 minutos.
  8. Assim que o bolo estiver pronto, terão se formado sucos do cozimento na forma, com cuidado, vire esse sucos dentro de uma molheira e então vire o bolo de carne em um prato.
  9. Sirva o bolo fatiado e leve o líquido para a mesa para regar.
 

O bacon

Você pode comprar o bacon em fatias, mas eu prefiro fazer em casa, pois economizo muito. Compro uma peça grande de bacon, corto em pedaços que me permitam tirar fatias longas e congelo. Quando vou usar, retiro do freezer, deixo descongelar um pouco e depois lamino com o mandolim ou faca, é muito mais fácil fatiar o bacon semi-congelado.

 

Bolo carne bacon suculento Baixa 3

 

Alguns detalhes da receita que podem te ajudar a ficar em casa

Para não ter que sair eu usei tomilho seco e salsinha seca, costumo usar temperos frescos, mas nessa fase se faz necessário. Se você não tem tomilho, use orégano. Eu também substitui os tomates, por tomates pelados escorridos. A receita só leva pimentão vermelho e eu acrescentei o amarelo, pois tinha somente um de casa. Então, você pode ver que essa receita é muito adaptável e você precisa experimentar essa delícia.

Bolo carne bacon suculento Baixa 4

 

O bolo de carne e bacon mais suculento

 

O bolo de carne e bacon mais suculento

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Bolo carne suculento bacon 1

 

 

Bolo carne suculento bacon 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: