Acompanhamentos, Massas, Salgadas, Vegetarianas

Fettuccine ao molho Alfredo – Pronta em minutos

A receita de hoje é um clássico da culinária italiana, eu já preparei tantas vezes o Fettuccine ao molho Alfredo, mas como massa tem que ser servida imediatamente, eu acabava não fazendo as fotos. Finalmente, preparei esse clássico da gastronomia, parei para fazer as fotos e agora posso compartilhar com vocês.

A massa Alfredo é muito simples, mas seu sabor delicado é um prato cheio que combina com carnes assadas, vegetais grelhados e outros pratos de personalidade marcante.

 

A origem do molho Alfredo

Em 1908, Alfredo di Lelio inaugurou uma pequeno Tratoria em Roma: O “ll vero Alfredo“! A pequena casa logo agradou os fregueses habituais, pela qualidade de sua comida! Porém, um fato iria marcar para sempre a história do pequeno restaurante e colocá-lo dentro da história da Gastronomia mundial. Quando Inês, esposa de Di Lelio, deu a luz ao seu primogênito, este preocupado com a falta de apetite da esposa, cozinhou Fettuccine e serviu apenas com Manteiga e Parmeggianno ralado. Pronto, estava criado um dos molhos mais famosos para macarrão de todos os tempos. Logo incorporado ao cardápio da tratoria, o prato começou a ganhar fama. O auge ocorreu quando Mary Pickford e  Douglas Fairbanks, estrelas do Cinema mudo, em Lua de Mel em Roma, encantados com o prato, presentearam a casa com um garfo e uma colher de ouro. Até hoje é privilégio de quem janta no Alfredo, em Roma, o mais idoso na mesa utilizar os talheres em ouro.

Atualização 17/5 – Veja o comentário que recebemos da Inês, neta de Alfredo di Lelio que conta mais detalhes sobre essa linda história.  

 

Fettuccine ao molho Alfredo

Você gosta de massas? Então confira a nossa seleção de receitas que já preparamos aqui em casa e inspire-se: Massas.

Fettuccine ao molho Alfredo

 

Fettuccine ao molho Alfredo
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Uma massa deliciosa para você preparar na sua casa.
Autor:
Categoria: Massas
Cozinha: Italiana
Rende: 3 porções
Ingredientes:
  • 300 g de massa (fettuccine ou talharim)
  • 250 g de nata ou creme de leite fresco
  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • ¾ xícara de queijo parmesão ralado
  • Pimenta preta
  • Noz-moscada
  • Sal
Modo de fazer:
  1. Em uma panela grande coloque água, aproximadamente 3l, adicione sal e aguarde ferver.
  2. Coloque a massa na água e cozinhe de acordo com o tempo indicado na embalagem, mas desligue com um minuto de antecedência, pois a massa será finalizada no molho.
  3. Enquanto isso, leve ao fogo uma frigideira ou panela, coloque a manteiga, a nata, noz-moscada ralada na hora e pimenta preta.
  4. Deixe em fogo baixo mexendo com frequência para incorporar os ingredientes, leva aproximadamente 3 minutos. Então, adicione o parmesão ralado e misture para derreter,, desligue o fogo, experimente e ajuste o sal.
  5. Escorra a massa e reserve um pouco do líquido do cozimento.
  6. Coloque a massa dentro do molho, ligue o fogo baixo e mexa para misturar e incorporar os sabores. Se necessário adicione um pouco do líquido do cozimento.
  7. Finalize com noz-moscada e pimenta.
  8. Sirva imediatamente.
 

Dicas para preparar uma boa massa:

  • A massa precisa de muita água para se obter um bom resultado, considere 1l de água para cada 100 g de massa.
  • É essencial que a água esteja fervendo, jamais coloque a massa na panela antes desse momento.
  • Na hora de salgar a água do cozimento, lembre-se que ela deve ficar com sabor de água do mar.
  • Nunca, jamais, coloque óleo ou azeite na água da massa, gorduras não ajudam em nada e prejudicam a aderência do molho na massa.
  • Na hora de calcular a massa, considere de 80 a 90 g de massa crua por pessoa, mas essa quantidade pode variar de acordo com o molho e se ela será o prato principal ou acompanhamento.

 

Fettuccine ao molho Alfredo

 

Fettuccine ao molho Alfredo

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.