Salgadas, Saudáveis, Sopas e Cremes, Vegetarianas

Creme de repolho assado – Perfeito para dias frios

Há um tempo atrás, eu estive em um evento beneficente chamado Ué Sopa, no cardápio só tinha sopas, preparadas por vários renomados chefs. Experimentei várias, todas eram deliciosas, mas uma delas ganhou meu coração e meu paladar. Era uma sopa cremosa feita com repolho, uma criação do chef Marcelo Gonçalves. Lembro com afeto daquela noite fria e do sabor daquela sopa a cada colherada, então eu decidi preparar a minha versão do Creme de repolho assado.

Ao pensar nessa receita eu não tenho a menor pretensão de desvendar os segredos da sopa preparada pelo chef, mas apenas quis criar a minha versão, baseada nos sabores que ficaram entre as minhas lembranças e confesso que ficou deliciosa. O resultado é um creme aveludada, de sabor delicado e rico. Perfeita para aquecer o corpo nos dias mais frios.

 

Acompanhe o meu perfil no Instagram e sempre que preparar uma receita do blog, lembre de marcar o perfil @blog_melepimenta.

 

 

Creme de repolho assado

Creme de repolho assado

Confira outras receitas de sopas cremosas e deliciosas para você preparar nos dias frios Creme de abóbora e especiarias, Sopa de tomates assadosCreme de ervilha e bacon.

Creme de repolho assado

 

Creme de repolho assado - Perfeito para dias frios
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Delicie-se com esse creme aveludado e simplesmente delicioso.
Autor:
Categoria: Sopas e Cremes
Cozinha: Fácil
Rende: 4 porções
Palavras-Chave:
Como fazer creme de repolho, Creme, Creme de repolho, Receitas com repolho, Repolho, Sopa, Sopa cremosa, Sopa de repolho,
Ingredientes:
  • 400 g de repolho branco (1/2 repolho pequeno)
  • 1 cebola média em rodelas
  • Azeite de oliva
  • 500 ml caldo de vegetais ou água
  • 100 ml de creme de leite
  • 1 colher (chá) de suco de limão siciliano
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • ½ colher (chá) de açúcar mascavo
  • 2 dentes de alho cortados ao meio
  • 1 folha de louro
Modo de fazer:
  1. Corte o repolho grosseiramente, adicione a cebola, tempere com azeite de oliva e sal.
  2. Leve ao forno preaquecido e asse a 180 °C até que ele esteja macio e levemente caramelizado, leva aproximadamente 30 minutos.
  3. No liquidificador coloque o repolho assado, o creme de leite, adicione caldo ou água aos poucos, acrescente o necessário para conseguir bater e obter um creme liso.
  4. Usando um palito de dente, espete os dentes de alho e a folha de louro, assim vai ficar mais fácil de retirar da panela depois.
  5. Em uma panela coloque a manteiga o açúcar mascavo, o palito com o alho e louro e refogue até derreter o açúcar, deixando a manteiga ficar levemente dourada.
  6. Adicione o creme de repolho, acrescente o suco de limão, misture e deixe ferver em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos.
  7. Retire e descarte o palito com alho e louro.
  8. Ajuste a consistência do seu creme de acordo com seu paladar, acerte o sal e sirva.
  9. Eu reservei alguns pedacinhos de repolho assado para servir e polvilhei sementes de abóbora, você também pode usar gergelim tostado.
 

 

O repolho assado deve ficar assim, bem macio com partes douradas, mas cuide para não queimar para evitar amargor.

 

Creme de repolho assado

 

 

Gostou dessa receita? Então salve a imagem abaixo nas suas pastas do Pinterest para guardar e fazer na sua casa.