Acompanhamentos, Salgadas, Vegetarianas

Receita de falafel de grão-de-bico com couve

Vem aprender a fazer essa receita de falafel de grão-de-bico com couve.  Falafel é um bolinho feito com grão-de-bico, tradicional da culinária árabe, mas que conquistou o mundo todo! Essa versão feita com couve confere um sabor delicioso e muita cor.

O meu falafel foi feito na frigideira com um fio de azeite, eles ficam dourados, macios por dentro e simplesmente deliciosos. Para servir você pode escolher um molho de sua preferência, mas aqui em casa usamos a nossa Coalhada seca caseira, pois sempre temos na geladeira.

Receita de falafel de grão-de-bico com couve

 

Receita de falafel de grão-de-bico com couve

 

Receita de falafel de grão-de-bico com couve

Receita de falafel de grão-de-bico com couve
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Um falafel diferente, colorido e simplesmente delicioso. Falafel vegano,com poucos ingredientes e que pode ser feito sem glúten.
Autor:
Categoria: Vegetarianos
Rende: 30 unidades
Ingredientes:
  • 2 xícaras de grão-de-bico cozido
  • 4 xícaras de couve cortada
  • 2 colheres (sopa) de tahine ou azeite
  • ¼ colher (chá) de cominho em pó
  • 4 a 6 colheres (sopa) de farinha de trigo ou de aveia
  • Suco de meio limão
  • Sal
  • Azeite de oliva
Modo de fazer:
  1. Para a receita vamos usar grão-de-bico cozido em água e sal, bem escorrido e frio.
  2. Higienize e seque completamente as folhas de couve, retire o talo central, pique as folhas e pressione para encher bem a xícara medidora.
  3. No processador de alimentos coloque o grão-de-bico e as folhas de couve, adicione o tahine, o cominho, sal e um pouco de suco de limão, pois ele será adicionado aos poucos.
  4. Então, processe até obter uma mistura pastosa e bem homogênea.
  5. Experimente, se necessário ajuste o sal e a acidez.
  6. Coloque a massa em uma tigela, adicione a farinha aos poucos e vá misturando a fim de obter uma mistura moldável, coloque só a quantidade realmente necessária de farinha.
  7. Modele cada falafel, pegue pedaço de aproximadamente 20 g de massa, faça uma bolinha e achate na palma da mão, acomode-os em um forma.
  8. Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque um fio de azeite de oliva e adicione os falafels um do lado do outro, cozinhe em fogo baixo até que fique dourado e vire para dourar o outro lado.
 

 

 

Como cozinhar grão-de-bico?

A forma ideal de cozinhar o grão-de-bico é começando o preparo na véspera, essa etapa não dá trabalho, é só um pouco de planejamento que nos ajuda a economizar no cozimento e no tempo dedicado para o preparo.

Comece colocando o grão-de-bico em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por aproximadamente 12 horas, se preferir, você pode trocar a água do molho algumas vezes durante esse tempo.

Assim que os grãos estiverem bem inchados, descarte a água do molho. Coloque-os em uma panela, cubra com água, adicione sal e cozinhe até que estejam bem macios, leva aproximadamente 40 minutos. Se preferir, você pode fazer o cozimento na panela de pressão.

O grão-de-bico pode duplicar e até triplicar o volume após o cozimento. Então, no caso dessa receita, prepare uma xícara de grãos para obter no mínimo 2 xícaras de grãos cozidos.

Receita de falafel de grão-de-bico com couve

Porque é importante demolhar leguminosas?

O processo de demolhagem do grão-de-bico, feijão, lentilha e outras leguminosas é importante também para ajudar na eliminação dos anti-nutrientes como oxalato, fitato, pois eles se tornam mais digeríveis. Por isso, devemos sempre descartar a água do molho.

 

Posso cozinhar grão-de-bico sem deixar de molho?

Pode, mas nesse caso, sugiro que você faça isso na panela de pressão para economizar o consumo de energia para o cozimento. De qualquer forma, sugiro fortemente que você se planeje com antecedência para evitar desperdício e também para ingerir o melhor dessas leguminosas.

 

Você sabe o que é tahine?

Tahine é uma pasta preparada com sementes de gergelim, ela é tradicionalmente utilizada na culinária árabe, tem sabor intenso e textura oleosa. O tahine pode ser encontrado em alguns supermercados, também em delicatesses e Mercados Públicos de algumas cidades, mas você pode fazer Tahine caseiro.

Sei que em muitas cidades é quase impossível encontrar Tahine e até gergelim, essa pasta tem um sabor único, mas não deixe de fazer essa receita, coloque um bom azeite de oliva e seja feliz!

Receita de falafel de grão-de-bico com couve

Como armazenar e preparar o falafel de grão-de-bico?

Seus bolinhos podem ser armazenados na geladeira em recipiente fechado e separados por camadas de papel por 4 dias e eles podem ser congelados por até um mês. O preparo pode ser feito na frigideira, mas também podem ser assados ou fritos, como são servidos tradicionalmente.

Se você optar pelo congelamento, nunca deixe-os descongelando para preparar. Eles devem ir diretamente para a frigideira, forno ou óleo, assim eles continuarão inteiros.

Conheci essa receita no lindo blog Minimalist Baker.

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Receita de falafel de grão-de-bico com couve

 

Receita de falafel de grão-de-bico com couve