Berliners assadas e recheadas com geleia
Berliners assadas! Hoje estou trazendo a receita desse pão doce fofinho, de sabor delicado que é recheado com uma geleia caseira de morango.
As berliners são tradicionais na culinária alemã e costumam ser recheadas com geleias de frutas vermelhas, diferente da bolas de Berlim que tem o mesmo tipo de massa, mas seu recheio é de creme de confeiteiro. Elas são parecidas com o sonho que faz sucesso nas padarias brasileiras, tradicionalmente as berliners também são fritas por imersão, mas nessa versão, as preparamos assadas e o resultado fica incrível.
Berliners assadas e recheadas com geleia
- 370g de farinha de trigo
- 50g de açúcar
- 7g de fermento biológico seco
- ¼ colher (chá) de sal
- 165ml de leite morno
- 45g de manteiga derretida
- 2 gemas
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha
- Finalização
- 1 colher (sopa) de manteiga derretida
- 50g de açúcar
- 150g de geleia de morango
- Em uma tigela coloque 120g de farinha, açúcar, fermento, sal e misture. Em seguida, adicione o leite, a manteiga, as gemas e o extrato de baunilha, misture vigorosamente usando um fouet.
- Cubra a tigela, deixe descansando por 10 minutos.
- Então, comece a adicionar o restante da farinha gradualmente e vá mexendo com a mão, misture até obter uma massa uniforme e que grude levemente nas mãos.
- Dentro da tigela, sove a massa por cinco minutos, cubra a massa e leve para crescer em local fechado até dobrar de volume. No meu caso levou 45 min, mas depende da temperatura.
- Coloque a massa na bancada levemente enfarinhada, amasse ligeiramente a fim de expulsar o excesso de ar.
- Abra a massa com um rolo, até ficar com 1cm. Corte discos de 8cm (usei um aro), acomode os discos em uma forma levemente untada. Junte as rebarbas, abra a massa e repita o processo para aproveitar a massa.
- Cubra com um pano, deixe crescer até dobrar de volume, aqui levou 25 minutos.
- Leve para assar em forno preaquecido a 180C por aproximadamente 15 minutos.
- Retire as berliners do forno, imediatamente, pincele com manteiga nos dois lados e polvilhe com açúcar.
- Use uma faca para fazer um corte profundo na lateral de cada berliner.
- Coloque a geleia de morango em um saco ou bisnaga de confeiteiro e recheie as berliners.
Na foto abaixo, a massa lisa, pronta para crescer.
Dicas para rechear:
Nós preparamos uma geleia bem fresquinha com morangos, pouco açúcar e um toque de limão, mas você pode usar uma geleia comprada de boa qualidade, também pode fazer essa Geleia de amora caseira ou essa outra Geleia de morango.
As berliners assadas ficam assim, fofíssimas e deliciosamente recheadas.
Conheci essa receita no lindo .My Common Table
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Passando novamente por aqui para falar sobre essa receita que fiz hoje e comemos acompanhadas por um chá quentinho
As berliners ficaram deliciosas, fofinhas e lindas… obrigada novamente e apareço em breve para comentar mais alguma receita testada e sempre aprovada
Oi Maria Fernanda!
Fico muito feliz por receber mais uma mensagem sua, agradeço pelo carinho e confiança no meu trabalho.
Eu amo as berliners e fico feliz que elas tenham adoçado o dia de vocês.
Beijo
Ola. Qual outro recheio vc sugere? Pode ser doce de leite? Ou aquele creme do sonho? grata
Olá
Sim, vai ficar incrível com recheio de doce de leite ou creme confeiteiro.
Depois me conta se gostou.
Esqueci de escrever que passo um tempão babando nessa sua forma da Rochedo, é linda. A Rochedo parou de ser fabricado aqui em SP.
Aqui a noticia já se espalhou que vai ter doce aqui no dia da pizza (sábado), somos em 4 aqui, pelo que parece para a noite seremos pelo menos 12 por culpa sua. hahahah!! fui buscar fava baunilha a essência é horrível, Tive problema com a massa, pelo fato de estar muito calor, e seco aqui em São Paulo.Mas como é uma receita europeia a geladeira resolver e corrigi o seu crescimento, agora a noite eu finalizo. Nossa fiz um diário de bordo tão grande desde o começo, que não caberia nessa pagina. mas fica tranquila não vou fazer isso com você.
Bom inte.
Sim, já tenho essa forma há bastante tempo e ela é maravilhosa.
Fico feliz que a notícia do doce tenha sido um motivo para reunir a galera por aí.
Realmente, essência de baunilha é uma tristeza. Eu preciso comprar mais favas para garantir meu extrato para 2020, pois não vivo sem, faço uma garrafa de meio litro e tenho sempre.
Que bom que a geladeira resolveu o problema com a massa.
Me conte sempre suas histórias, fico feliz de te ver por aqui.
Abraço!
Bom dia. Já fiz umas 3 receitas suas de pães, muito obrigada pelo carinho e o retorno que você dá aos nossos questionamentos. Hoje vou fazer o pão de cachorro quente e o molho de tomate.
Quero saber se é possível congelar os Berliners ?
Oi Lilian
O mínimo que posso fazer é responder sempre, meus leitores são essenciais para meu trabalho. Meu objetivo é criar uma relação de confiança com o leitor, quero que ao acessar o blog, vocês saibam que podem fazer e que vai dar certo.
Espero que você goste do pão e do molho.
As berliners podem sim ser congeladas, depois é só deixar em temperatura ambiente para descongelar, ou colocar no microondas em baixa potência, mas deixe para inserir o recheio depois do descongelamento, o resultado será melhor.
Beijo o obrigada pelo carinho.
Comendo com os olhos!! Receita incrível Elaine. Eu poderia usar outra farinha no lugar da farinha de trigo?
Oi Dayane!
Sim esse pãozinho doce é incrível.
Sobre as farinhas, o máximo que você pode fazer é usar 50% de trigo e 50% de trigo integral.
Como outras farinhas, sem glúten, você não vai obter um bom resultado, não vai ficar fofo, vai ter textura esponjosa, então deixa de fazer sentido.
O glúten tem um papel insubstituível em pães.
Abraço
Hum Donuts bom… É assado não frito, ponto pra você. Tenho geleias de maracujá, manga e kiwi, (Caseiras lógico) vai ter 3 sabores Huumm mas agora extrato de baunilha, pra quem tem trauma de fazer bolo, nunca tenho em casa. Tenho vários favos de baunilha pendurados aqui a séculos para perfumar entre outros cheiros a minha cozinha. Vou pegar no mercadinho um meia boca. Vou ter que dobrar a receita 16 aqui em casa não dá pra nada nem pro começo. Só de olhar a receita vou comer essa massa crua mesma. Ahhh… esses alemães…
Vielen Dank…
Syd!
Mesmo sendo assado não perde em nada, eu até prefiro, pois no dia seguinte continuam perfeitos, se fossem fritos, ficariam com gosto de gordura.
Eu faço o extrato caseiro usando as favas, fica incrível, mas com certeza você pode usar a essência comum.
Aqui somos só duas pessoas e sofremos com o fim dos 16, hehehe. Depois me conta se a receita foi aprovada.
Abraço!