Biscoitos, Doces, Faça em casa

Biscoitos de cacau e açúcar mascavo

Por aqui os biscoitos caseiros fazem parte da nossa rotina, sejam doces ou salgados, de chocolate ou apenas amanteigados. Sempre temos um vidro com cookies de algum sabor, afinal de contas, eles nos permitem um universo de sabores, texturas e recheios. Uma das receitas que testamos e está aprovadíssima é desses Biscoitos de cacau e açúcar mascavo que são simplesmente deliciosos.

Nós costumamos vários tipos de receitas, às vezes elas são integrais, outras vezes uso farinha de trigo branca, pois prezamos pelo equilíbrio, e na nossa opinião, comida saudável é aquela que sem faz em casa, sem consumo de ultraprocessados, pois aqui não comemos nunca biscoitos industrializados, pois quem se acostuma com o sabor de produtos feitos em casa passa a rejeitar cada vez mais os aromatizantes, corantes e outros produtos que compõe esse tipo de biscoitos.

Está a fim de se inspirar? Então confira a nossa seleção de receitas Biscoitos amanteigados de fubáBiscoitos integrais de cacauBiscoitos integrais com recheio de chocolate.

 

Biscoitos de cacau e açúcar mascavo

Biscoitos de cacau e açúcar mascavo

Biscoitos de cacau e açúcar mascavo
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Essa receita pode ser feita a mão, mas se você tem processador de alimentos, use-o, dessa forma a massa terá menos contato com as mãos e se manterá mais firme.
Autor:
Categoria: Biscoitos
Rende: 50 biscoitos
Ingredientes:
  • ½ xícara de cacau em pó
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • ½ colher (chá) de fermento em pó
  • ¾ xícara de açúcar mascavo
  • 110 g de manteiga sem sal gelada
  • 1 ovo grande
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • 4 colheres (chá) de água gelada (aprox)
Modo de fazer:
  1. No processador, coloque o cacau, a farinha, o açúcar e o fermento. Bata para integrar os ingredientes.
  2. Então, corte a manteiga em cubos, coloque no processador, a fim de obter uma mistura homogênea.
  3. Acrescente o ovo e o extrato de baunilha e volte a bater até que a mistura esteja bem integrada.
  4. Agora, apenas para atingir o ponto da massa, coloque uma colher e bata, se necessário repita o processo.
  5. Deve se formar uma bola de massa bem firme, mas que não esfarela com facilidade, evite colocar mais água do que realmente necessário.
  6. Sobre uma camada de papel ou plástico, achate a massa, cubra com outra camada de papel ou plástico, use o rolo para abrir para que ela fique com 5 mm.
  7. Então, leve a massa com as duas camadas para a geladeira e deixe por no mínimo 30 minutos para que ela fique firme para cortar os biscoitos.
  8. Retire a massa da geladeira, corte os biscoitos no formato desejado, coloque-os em uma forma e leve para assar em forno preaquecido a 180°C. No meu forno levou 15 minutos.
  9. Deixe esfriando sobre uma grade, posteriormente guarde-os em vidros bem fechados.
 

 

Biscoitos de cacau e açúcar mascavo

Ideias para inspirar você

Recheie seus biscoitos – Sim, esses eles ficam deliciosos com recheio, pois são muito crocantes e pouco doces. Você pode usar doce de leite, pasta de amendoim, chocolate meio amargo e outras opções, mas lembre-se que para esses recheios que são molhados, é importante rechear na hora de comer para não umedecer seus biscoitos.

Nesse link tem a o recheio de chocolate que você pode fazer e deixar guardado, pois ficará firme.

Troque o extrato e a água por licor de laranja – A bebida combina muito com chocolate e dará uma sabor incrível aos seus cookies.

Você fez a nossa receita de biscoitos de cacau e açúcar mascavo? Então, nos diga o que achou do resultado.

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

 

Biscoitos de cacau e açúcar mascavo