Pães e Pizzas, Salgadas

Pão de azeitona com cebola e coentro

Há alguns dias eu estava assistindo ao programa Confeitarias pelo Mundo com Paul Hollywood, naquele episódio ele retornava a Nicósia, capital do Chipre, local que ele viveu por seis anos. No tempo que Paul esteve por lá, ele trabalhou na cozinha de um hotel e criou um pão de azeitona com cebola e coentro que até hoje faz sucesso entre os frequentadores desse hotel.

Na mesma hora eu anotei os ingredientes e depois parti para pesquisa, então encontrei algumas informações que me ajudaram a preparar a receita e também vi algumas informações de que essa receita estaria em um livro de pães dele. Enfim, consegui fazer o pão, não sei se é exatamente igual ao dele, mas posso garantir que é um pão incrível.

Receita de Pão de azeitona com cebola e coentro

Pão de azeitona com cebola e coentro

Veja também a nossa receita de Pão integral com cebola caramelizada e gorgonzola

Dentre os pães temperados que já fiz, esse é sem dúvida o melhor de todos, tem sabor intenso e ao mesmo tempo é delicado, incrivelmente macio, aromático. Sugiro fortemente que você faça esse pão na sua casa.

 

Receita de Pão de azeitona com cebola e coentro

Pão de azeitona com cebola e coentro
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Você pode usar cebola roxa, eu usei a branca, pois só tinha essa variedade em casa.
Autor:
Categoria: Pães
Cozinha: Brasileira
Rende: 1 pão pequeno
Ingredientes:
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • ½ colher (sopa) de fermento biológico seco
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) azeite de oliva
  • 150 ml de água
  • 1 colher (chá) de sal
  • Farinha para finalizar
  • 5 colheres (sopa) de cebola picada
  • 5 colheres (sopa) de azeitonas picadas
  • 2 colheres (sopa) de coentro picado
Modo de fazer:
  1. Em uma tigela coloque a farinha de trigo, o fermento, o açúcar e misture bem.
  2. Faça uma cavidade no centro e coloque a água, o azeite e o sal.
  3. Com a ponta dos dedos comece a evolver os ingredientes até obter uma massa uniforme e que grude levemente nas mãos. Se necessário coloque um pouco mais de farinha.
  4. Coloque a massa sobre a bacada e sove polvilhando farinha quando necessário, a sova deve levar uns 15 minutos para obter uma massa lisa e elástica.
  5. Coloque a massa dentro da tigela cubra com um pano e deixe crescer por aproximadamente 1h30 em ambiente quentinho. Eu gosto de colocar uma tigela com água quente ou uma bolsa térmica com água no ambiente que deixo o pão fermentando.
  6. Enquanto a massa cresce, pique finamente os ingredientes. Deixe as azeitonas sobre uma peneira para que elas fiquem secas.
  7. Quando o pão tiver dobrado de volume, coloque-o sobre a bancada enfarinhada, com as mãos abra a massa e espalhe os ingredientes picados.
  8. Quando você começar a envolver os ingredientes, a massa começará a ficar mais molhada, então vá polvilhando levemente com farinha e manipulado a massa para que os ingredientes fiquem bem distribuídos. Nessa etapa parece que vai dar tudo errado, mas não desista, com um pouco de farinha a massa começa a voltar ao normal.
  9. Modele o seu pão, deixe crescer em local fechado e quentinho por 40 minutos.
  10. Leve para assar em forno preaquecido a 190° C por aproximadamente 30 minutos.
  11. Deixe esfriar sobre uma grade e pronto!
 

 

É na etapa abaixo que a massa vai ficar grudenta com a umidade dos ingredientes, mas é só seguir os passos que logo você terá um pão com aroma incrível e sabor único saindo do forno.

 

O meu pão foi assado na panela de ferro, por isso, ficou com essa aparência mais rústica, mas ele pode ser assado de forma convencional como explicamos na receita.

Receita de Pão de azeitona com cebola e coentro

 

 

 Gostou dessa receita? Então salve a imagem abaixo nas suas pastas do Pinterest para guardar e fazer na sua casa.