Receita de pierogi – Um prato Polonês
Aprenda a fazer esse prato tradicional da culinária polonesa, no Brasil ele é um pouco mais conhecido no Paraná, pois o estado tem muitos imigrantes poloneses. Essa receita de Pierogi é autêntica, vem do canal O Mundo para Iniciantes, da Ana que é uma brasileira que mora na Polônia, ela gravou a receita na casa da sua tia, Danuta é uma gentil polonesa que nos ensina a fazer essa delícia.
Receita de pierogi – Um prato Polonês
- Massa:
- 500 g de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 gema
- Água quente (não fervente)
- Sal
- Recheio
- 500 g de batata sem casca
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 cebolas médias picadas
- 250 g de ricota fresca
- Noz-moscada ralada
- Pimenta preta
- Sal
- Coloque as batatas em uma panela com água e sal e cozinhe até que elas estejam macias. Enquanto isso prepare a massa.
- Massa: Eu preparei a massa na batedeira, mas ela pode ser feita a mão, basta seguir os mesmo passos.
- Na tigela coloque a farinha, a gema, o óleo e o sal e misture os ingredientes.
- Em seguida comece a adicionar a água quente bem aos poucos e vá envolvendo os ingredientes batendo em velocidade baixa na batedeira ou usando a ponta dos dedos.
- Quando a massa estiver macia e grudando levemente nas mãos, pare de colocar água e bata em velocidade baixa ou amasse a mão por mais cinco minutos.
- Cubra a tigela com filme plástico e deixe a massa descansando por uma hora.
- Recheio: Escorra as batatas e enquanto elas ainda estiverem quentes use um esmagador de batatas para amassá-las muito bem. Reserve para esfriar.
- Aqueça uma frigideira coloque a manteiga, a cebola e refogue bem, elas precisam ficar levemente douradas. Tempere com sal e reserve e deixe esfriando.
- Em uma tigela coloque a ricota e com as mãos esfregue para não restar nenhum grumo, ela deve ficar totalmente esfarelada.
- Misture a ricota com a batata amassada e a cebola. Use o esmagador de batata para integrar bem os ingredientes e acabar com qualquer grumo que possa ter restado.
- Experimente o recheio, acrescente sal de acordo com a necessidade, tempere com noz-moscada ralada e pimenta preta moídas na hora.
- Montagem Pegue uma parte de massa, coloque sobre a bancada bem enfarinhada e use um rolo para abrir a massa bem fina, ela deve ficar com aproximadamente 2 mm.
- Use um cortador de aproximadamente 10 cm, se você não tem cortador use um copo, corte a massa.
- Coloque uma quantidade generosa de recheio sobre o disco de massa e feche com as pontas dos dedos. Eles ficam bem gordinhos, com bastante recheio mesmo.
- Coloque os "pastéis" em uma forma bem enfarinhada.
- Depois que todos os pierogis estiverem prontos é hora de cozinhar, leve ao fogo uma panela com bastante água e um puco de sal.
- Assim que a água estiver fervendo comece a colocar os pierogis na água com delicadeza e coloque um pierogi por vez, evitando sobreposição. Eu cozinhei uns 8 de cada vez.
- O tempo de cozimento é muito rápido, leva 2 a 3 minutos, assim que eles subirem para a superfície, retire com uma escumadeira e coloque em um prato.
- Depois é só servir com o molho desejado.
Passos para o preparo da massa
A escolha do molho
Os poloneses costumam servir o Pieorgi coberto por uma camada de cebola refogada na manteiga, também servem com bacon crocante em cubinhos e tem a versão com nata. Você pode escolher o molho de sua preferência, pode ser com molho de tomate, molho de carne, de queijos e muito mais.
O meu molho foi feito assim, cebola na frigideira com manteiga até dourar bem, nata, sal, noz-moscada e pronto. Depois espalhei bacon sobre os pierogis.
Como congelar pierogis?
Cozinhe os pierogis como explicamos no modo de fazer e coloque-os em uma forma, também pode ser sobre um pano limpo e deixe-os secar bem. Coloque no congelador em uma forma, sem sobreposição até que eles estejam completamente congelados. Então coloque-os em um saco e leve de volta ao freezer.
Para descongelar coloque os pierogis em uma forma ou prato, sem sobrepor e deixe em temperatura ambiente por uns 20 minutos.
Para aquecer e finalizar, você pode colocá-los dentro de uma frigideira de molho quente e deixar aquecer.
Outra sugestão deliciosa é grelhar com um pouco de manteiga e cobrir com o molho ou cebola e bacon tostados, como eu fiz em uma das vezes que preparei a receita com eles congelados. (foto abaixo)
Aprovadíssimo. A dica da batedeira é muito boa.
Olá Neidi!
Que bom que você fez essa receita!! Eu amo esse prato e agora lembrei que preciso fazer novamente.
Obrigada pelo carinho e que bom que você gostou da dica.
Adorei!
Sou de família de decência polonesa e vim conferir se a receita que eu fazia estava igual à original e já descobri que preciso fazer alterações Hahaha
Sobre os molhos: Há também entre os imigrantes os que usam molho branco com cogumelos para servir. Fica uma delícia.
Parabéns pela postagem
Olá Letícia!
Fico muito feliz em saber que você aprovou a receita! Obrigada pelas dicas.
Beijo
Olá Eline! Muito obrigado pela receita. É um prato típico de minha família polonesa, cuja receita não tenho. Era feito por minha avó que faleceu quando eu tinha 6 anos. Comi esse bolinho novamente quando visitei meus parentes em Ponta Grossa-PR, onde há uma grande colônia polonesa e um bairro com restaurantes típicos. Farei em breve ! Forte abraço.
Oi Renoaldo!
Que legal, você não imagina como fiquei feliz com teu retorno e por te ajudar com essa receita.
Espero que você faça! Vou adorar saber o que você achou da receita
Fazia um tempão que estava procurando os polacos, necessitava recuperar esta receita extraordinária. Minha mão era especialista, mas infelizmente não fui atrás de copiar a receita. Parabéns.
Olá Vicente!
É muito bom saber que pude contribuir um pouquinho como resgate de suas memórias!
Se fizer, volte para contar como ficou!
Obrigada pelo contato
Boa tarde. Gostaria de saber qual o prazo de validade do pierogui congelado.
Obrigada.
Oi Fabiana!
Eles duram 3 meses com segurança.
Abraço
isso é bão de mais…. Aqui em casa fazemos com recheio de Batata e Repolho e tambem da pra fazer com feijao, minha familia materna são ucranianos e desde a infancia fazem, só com a diferença ao tamanho que são maiores que os poloneses.
OI Fernando!
Já ouvi falar dessa combinação com batata e repolho, deve ficar uma delícia e não sabia que se faz com feijão também.
Que legal saber sobre os ucranianos, adoro saber sobre essas peculiaridades.
Abraço
Quer outra dica boa? Frite os pasteis, ao invés de cozinhá-los. Fica muito gostoso também. Só é necessário um pouco mais de atenção na fritura para que não abram. Minha avó fazia, tanto cozidos como fritos… Hoje a única na família que sabe fazer é minha cunhada, mas ela e meu irmão moram em Lisboa…
Oi Edgar!
Tens toda a razão, fiz algumas vezes frito e também fica espetacular.
Eu conheci essa receita recentemente, mas me apaixonei por essa iguaria polonesa.
Fico feliz por ter resgatado as memórias dos pierogis feitos pela tua avó.
Um abraço!
Olá Boa tarde
Achei lindos os pierogis, já tive oportunidade de comer num restaurante polonês em Porto Alegre, eram iguaizinhos. Vou tentar fazer sua receita. Meus parabéns.
Olá Maristela!
Obrigada pelo carinho!! É verdade, tem um restaurante polonês em Porto Alegre, mas eu nunca fui, preciso ir.
Beijo
Tem que deixar a quantidade de água na massa, é uma receita, tem que ter medidas.
Nossa, seu comentário é praticamente uma ordem.
Essa receita é assim, a quantidade de água pode variar de acordo com o tamanho do ovo, temperatura da água, tipo de farinha.
Adoro pierogues. Comida de infância feitos pela minha (vó) baba Anna.
Sim, que prato delicioso.
Fico feliz por fazer esse resgate das suas memórias.
Obrigada!