Salgadas, Massas

Nhoque de batatas polonês – Kluski Śląskie

Kluski Śląskie, conheci esse prato pesquisando sobre as peculiaridades da gastronomia polonesa em busca de um pouco mais de conhecimento sobre essa culinária que pouco conheço. Assim como muitos pratos poloneses, o Kluski Śląskie é feito com batata, é muito parecido com o nosso nhoque, por isso, eu estou chamando de Nhoque de batatas polonês.

Essa é uma receita típica da Silésia, região da Polônia de rica gastronomia, a diferença desse “nhoque” é a sua textura inigualável, eles ficam levíssimos por causa do uso da fécula de batata.

Kluski Śląskie, receita típica polonesa

Nhoque de batatas polonês – Kluski Śląskie

Você pode fazer os seus Kluski Śląskie com o molho de sua preferência, como um bom molho à bolonhesa como eu fiz, também vai bem com manteiga e sávia e um bom molho de queijo.

Kluski Śląskie, receita polonesa

 

Nhoque de batatas polonês - Kluski Śląskie
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Aprenda a fazer o nhoque de batatas polonês, Kluski Śląskie, um nhoque leve e delicioso. Essa é uma receita típica da culinária polonesa.
Autor:
Categoria: Massas
Rende: 6 porções
Palavras-Chave:
Fécula de batata, Nhoque,
Ingredientes:
  • 1 k de batatas sem casca
  • 250 g de fécula de batata
  • Sal
Modo de fazer:
  1. Coloque as batatas descascadas em uma panela, cubra com água e leve ao fogo.
  2. Cozinhe até que as batatas estejam bem macias e escorra.
  3. Coloque as batatas em uma bacia, amasse muito bem com um esmagador e deixe amornar.
  4. Adicione a fécula de batata e sal e misture até obter uma massa uniforme.
  5. Agora é hora de modelar a sua massa, pegue uma pequena porção de massa, eu trabalhei com 8 g para cada "nhoque".
  6. Umedeça suas mãos, faça uma bolinha com a massa e achate, em seguida, com a ponta de um dedo, faça uma cavidade no centro. Eu opei por usar um cabo de colher de pau para fazer essa cavidade.
  7. Faça todos os seu nhoques umedecendo as mãos sempre, a água ajuda muito a modelar a massa com facilidade e evitar que ela rache.
  8. Eu fiz metade deles no formato que manda a tradição polonesa e o restante fiz no formato de nhoque.
  9. Para cozinhar os nhoques, coloque bastante água em panela, adicione sal e assim que a água ferver comece o cozimento deles.
  10. Coloque os nhoques aos poucos na panela evitando sobreposição, assim que eles subirem para a superfície, retire imediatamente com uma escumadeira e coloque em um escorredor.
  11. Repita o processo até que todos estejam prontos.
  12. Misture seus nhoques com o molho escolhido e sirva imediatamente.

Sobre a fécula de batata, ela é encontrada em alguns super mercados e também em casa de produtos naturais, mercados municipais. Infelizmente ela não pode ser substituída, para obter o a textura do Kluski Śląskie é necessário usar a fécula.

Bolinhas de batata, uma receita de nhoque polonesa

 

Você pode congelar os seus nhoques ou Kluski Śląskie, coloque em uma forma, afastados e assim que estiverem congelados armazene em sacos apropriados. Na hora de cozinhar, coloque os seus nhoques ainda congelados na água fervente.

Receita de nhoque de batata

Pesquisei em vários sites, mas a inspiração da receita veio desse vídeo que ensina a fazer e a modelar os Kluski Śląskie.

 

 

Nhoque de batatas polonês - Kluski Śląskie Nhoque de batatas polonês - Kluski Śląskie Nhoque de batatas polonês - Kluski Śląskie

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: