Tomate cereja confit – Aprenda a fazer
Confitar é uma técnica antiga e simples que consiste em cozinhar os alimentos em gordura, lentamente e em temperatura baixa, esse método mantém a integridade da cadeia de fibras do alimento, o que resulta em sabor, maciez e textura delicada. Essa técnica pode ser usada para o preparo de diversos alimentos como carnes e vegetais, e hoje eu compartilho com vocês essa receita deliciosa de tomate cereja confit.
Esses tomatinhos ficam tenros, banhados por um delicioso azeite que é tomado pelo sabor dos ingredientes usados no preparo. Você pode usar os tomates confitados para servir com pães, na montagem de sanduíches, eles também ficam incríveis em massas e e risotos. Eu amo a combinação de risoto de camarão com tomates confit.
Tomate cereja confit
- 2 xícaras de tomates cereja
- ¾ xícara de azeite de oliva
- 1 dente de alho cortado ao meio
- 2 folhas de louro
- 3 ramos de tomilho
- Sal
- Pimenta moída na hora
- Higienize e seque muito bem os tomates, coloque-os em uma frigideira ou panela de fundo grosso, adicione os tomates cereja, o azeite de oliva, o alho, as folhas de louro e o tomilho.
- Leve a frigideira ao fogo mais baixo possível.
- O ideal é que o azeite não chegue a borbulhar, por isso, é tão importante trabalhar com fogo baixíssimo, eu faço no cooktop portátil, pois nele consigo controlar a temperatura e fazer todo o preparo a 60 C, mas você pode sim fazer no fogão convencional.
- Deixe a frigideira no fogo até que a pele dos tomates esteja rompida, eles ficarão levemente murchos, leva aproximadamente 45 a 60 minutos
- Deixe seus tomatinhos esfriarem, polvilhe com sal e pimenta moída na hora.
- Na geladeira eles duram por aproximadamente 15 dias.
Veja também a nossa receita de Confit de tomate cereja feito no forno
A inspiração dessa receita vem do lindo blog Cozinha da Matilde.