Entradas, Salgadas, Vegetarianas

Tomate cereja confit – Aprenda a fazer

Confitar é uma técnica antiga e simples que consiste em cozinhar os alimentos em gordura, lentamente e em temperatura baixa, esse método mantém a integridade da cadeia de fibras do alimento, o que resulta em sabor, maciez e textura delicada. Essa técnica pode ser usada para o preparo de diversos alimentos como carnes e vegetais, e hoje eu compartilho com vocês essa receita deliciosa de tomate cereja confit.

Esses tomatinhos ficam tenros, banhados por um delicioso azeite que é tomado pelo sabor dos ingredientes usados no preparo. Você pode usar os tomates confitados para servir com pães, na montagem de sanduíches, eles também ficam incríveis em massas e e risotos. Eu amo a combinação de risoto de camarão com tomates confit.

 

Tomate cereja confit

Tomate cereja confit - Aprenda a fazer

 

 

Tomate cereja confit - Aprenda a fazer
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Autor:
Categoria: Conservas
Rende: 1 vidro pequeno
Ingredientes:
  • 2 xícaras de tomates cereja
  • ¾ xícara de azeite de oliva
  • 1 dente de alho cortado ao meio
  • 2 folhas de louro
  • 3 ramos de tomilho
  • Sal
  • Pimenta moída na hora
Modo de fazer:
  1. Higienize e seque muito bem os tomates, coloque-os em uma frigideira ou panela de fundo grosso, adicione os tomates cereja, o azeite de oliva, o alho, as folhas de louro e o tomilho.
  2. Leve a frigideira ao fogo mais baixo possível.
  3. O ideal é que o azeite não chegue a borbulhar, por isso, é tão importante trabalhar com fogo baixíssimo, eu faço no cooktop portátil, pois nele consigo controlar a temperatura e fazer todo o preparo a 60 C, mas você pode sim fazer no fogão convencional.
  4. Deixe a frigideira no fogo até que a pele dos tomates esteja rompida, eles ficarão levemente murchos, leva aproximadamente 45 a 60 minutos
  5. Deixe seus tomatinhos esfriarem, polvilhe com sal e pimenta moída na hora.
  6. Na geladeira eles duram por aproximadamente 15 dias.
 

Veja também a nossa receita de Confit de tomate cereja feito no forno

 

Tomate cereja confit

A inspiração dessa receita vem do lindo blog Cozinha da Matilde.

 

Aprenda como fazer tomate cereja confit em casa. Uma receita fácil, com poucos ingredientes simplesmente deliciosa. Confira a receita! Tomates-cereja com azeite de oliva, ervas e alho. Um prato delicioso para acompanhar carnes, purês e para servir com pães e queijos.Aprenda como fazer tomate cereja confit em casa. Uma receita fácil, com poucos ingredientes simplesmente deliciosa. Confira a receita! Tomates-cereja com azeite de oliva, ervas e alho. Um prato delicioso para acompanhar carnes, purês e para servir com pães e queijos.Aprenda como fazer tomate cereja confit em casa. Uma receita fácil, com poucos ingredientes simplesmente deliciosa. Confira a receita! Tomates-cereja com azeite de oliva, ervas e alho. Um prato delicioso para acompanhar carnes, purês e para servir com pães e queijos.