Integrais, Pães e Pizzas, Salgadas, Saudáveis

Receita de pão integral de cerveja e mel

A publicação de hoje é um convite para que você faça mais pão caseiro, deixe aquele aroma de pão quentinho tomar conta da sua casa, tome as rédeas e escolha os alimentos que você leva para a sua mesa. Aceite esse convite e comece preparando essa Receita de pão integral de cerveja e mel.

Eu sei que muitas pessoas acreditam que fazer pães é difícil e tem aquelas que acham que não têm mão para fazer pães. Acredite, assim como em qualquer área, a panificação é um processo de aprendizado e quanto mais você colocar a mão na massa, melhores resultados são atingidos.

O meu pão foi assado na panela de ferro e essa semana teremos um post completo aqui no blog ensinando esse processo, mas se você não tem a panela, você pode assar normalmente em uma forma convencional.

Veja outras receitas de pão que servem de inspiração para que você aceite o nosso convite Muffins Ingleses caseiros, Pão de batata fofíssimoPão integral de cacau com figos turcos e Pão caseiro de castanha-do-pará e uvas-passas.

 

Receita de pão integral de cerveja e mel

Receita de pão integral de cerveja e mel

Siga o nosso perfil no Instagram, lá além de receitas você acompanha o nossa rotina na cozinha.

Receita de pão integral de cerveja e mel
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Autor:
Categoria: Pães
Rendimento: 10 porções
Ingredientes:
  • 350 ml de cerveja clara
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida ou óleo vegetal
  • ¾ colheres (sopa) de fermento biológico seco
  • 3 colheres (sopa) de mel
  • ¾ colheres (sopa) de sal
  • 300 g de farinha de trigo integral
  • 300 g de farinha de trigo
Modo de fazer:
  1. Em uma tigela coloque a cerveja, o fermento e o mel e misture. Comece adicionando a farinha de trigo integral e misturando com a ponta dos dedos ou na batedeira planetária usando o batedor em formato de gancho.
  2. Depois que a farinha integral estiver bem misturada, adicione a manteiga e o sal e comece a adicionar a farinha de trigo aos poucos até obter uma massa que quase não grude nas mãos. No me caso usei toda a farinha branca, mas a absorção pode variar de acordo com cada farinha.
  3. Sove a massa por aproximadamente 15 minutos
  4. Coloque de volta na tigela, cubra com filme plástico ou um pano e deixe crescendo até dobrar de volume, dependendo da temperatura pode levar de 1h a 1h30.
  5. Coloque a massa sobre a bancada levemente enfarinhada, amasse um pouco para expulsar o excesso de ar.
  6. Modele seu pão no formato desejado, coloque na forma e deixe crescer por aproximadamente 40 minutos.
  7. Se quiser fazer cortes, eles devem ser feitos somente na hora de ir para o forno. Polvilhe farinha de trigo, com uma navalha ou faca afiada, faça corte delicadamente e sem pressionar a massa.
  8. Leve para assar em forno aquecido a 200C por aproximadamente 35 minutos, a superfície deve estar dourada.
  9. Deixe o pão esfriando em uma grade.
 

Receita de pão integral de cerveja e mel

Receita de pão integral de cerveja e mel

 

Receita de pão integral de cerveja e mel

 

Receita de pão integral de cerveja e mel - Faça uma pão caseiro delicioso, integral, saudável e cheio de sabor. Confira a receita desse pão de de cerveja e deixe o aroma de pão quentinho tomar conta da sua casa. A receita leva cerveja, farinha integral, mel, manteiga, fermento, e farinha de trigo.Receita de pão integral de cerveja e mel - Faça uma pão caseiro delicioso, integral, saudável e cheio de sabor. Confira a receita desse pão de de cerveja e deixe o aroma de pão quentinho tomar conta da sua casa. A receita leva cerveja, farinha integral, mel, manteiga, fermento, e farinha de trigo.