Moqueca baiana de peixe e camarão
Hoje tem receita de moqueca baiana de peixe e camarão, sim dessa vez a gaúcha vai compartilhar com vocês a receita desse típico prato baiano.
Há uns cinco anos atrás, quando eu trabalhava no Walmart, eu viajei para Salvador a trabalho, passei apenas uns três dias na cidade, nesses dias pude conhecer Salvador rapidamente. No sábado, antes de voltar para Porto Alegre, eu fechei um pacotão com um taxista que me levou para fazer um tour pela capital baiana e esse passeio me deixou com vontade de voltar para conhecer melhor os lugares dessa cidade linda.
Durante os dias de trabalho, eu também pude conhecer um lugarzinho que nunca mais esqueci, as colegas de trabalho me levaram para almoçar em um lugar simples, mas que é símbolo da autêntica culinária baiana, fomos no Donana Restaurante, lá eu comi uma moqueca incrível que guardei em meio às minhas melhores memórias afetivas.
Ah, não posso esquecer que voltei da Bahia abraçada na minha panela de barro, não resisti e comprei. Talvez ela não seja a panela ideal para moqueca, mas como só tenho ela eu testei e deu super certo.
Esses dias eu comprei ingredientes para fazer uma moqueca, então saí em busca da receita da minha melhor referência de moqueca baiana e eis que eu encontro a receita da própria Donana. Eu não tive a menor dúvida, fui para a cozinha e fiz.
Ficou igual à moqueca baiana de peixe e camarão de Donana? Claro que não, mas ficou simplesmente maravilhosa e a primeira moqueca a gente nunca esquece.
Moqueca baiana de peixe e camarão
Se você quiser fazer uma receita com muito capricho e com leite de coco de verdade, você pode comprar polpa de coco e fazer um leite de coco caseiro, é muito mais saudável e o sabor é de comida de verdade.
- 600 gr de peixe fresco em postas
- 300 gr de camarão
- 200 ml de leite de coco
- 3 dentes de alho picado
- 2 tomates médios
- 1 cebola grande
- ½ pimentão amarelo
- Coentro a gosto
- 3 colheres (sopa) de limão
- 1 colher (café) de sal
- 4 colheres (sopa) de dendê
- Coloque as postas de peixe em uma travessa, tempere com sal, alho, coentro e suco de limão.
- Corte os tomates e as cebolas em rodelas grossas, retire as sementes do pimentão e corte em fatias grossas.
- Forre a panela com os tomates, os pimentões, a cebola e espalhe um pouco de coentro. Essa base irá proteger o peixe para que ele não grude na panela.
- Pegue as postas de peixe e faça alguns furos com uma faca afiada para que o tempero penetre. Coloque o peixe sobre os vegetais, regue com leite de coco e acrescente o dendê.
- Deixe a moqueca marinando por 15 minutos.
- Em seguida leve a panela ao fogo e deixe cozinhar com a panela tampada por 20 minutos. Em seguida, adicione os camarões, não é necessário temperá-los, e cozinhe por mais 5 minutos.
- Sirva com arroz branco e farofa.
- Eu preparei uma farofa de banana e dendê deliciosa que fiz, refoguei um pouco de cebola com dendê, adicionei a banana em cubinhos e a farinha de mandioca e deixei dar aquela tostadinha. Para finalizar coloquei um pouco de cebolinha bem picadinha.
Gostou da receita da Moqueca baiana de peixe e camarão? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Estou salivando só de imaginar o sabor dessa receita, irei fazer amanhã, sexta-feira santa
Oi Lucineide!
Essa receita foi o nosso almoço hoje também. Espero que você tenha feito e aprovado.
Feliz Páscoa
Amei esta receita. Fiz e ficou deliiiiciiiosaaaa.❤
Grata.
Amei esta receita. Fiz e ficou deliiiiciiiosaaaa.❤
Grata.
Oi Joana!
Que bom que você fez e aprovou.
Obrigada pelo retorno.
É a 2ª vez que faço essa receita e ficou uma delícia!
Obrigada por compartilhá-la!
Que legal Wanessa, fico muito feliz com teu retorno.
Obrigada!
Parece deliciosa! Muito obrigada por compartilhar essa receita de forma tão clara e didática.
Oi Ana!
Que bom que você gostou da forma que descrevo a receita, espero que você teste na sua casa.
Vou adorar saber o que você achou.
Vou fazer domingo sem falta ok
Olá Osmar, tudo bem?
Que bom que gostou da receita!
Se fizer, compartilhe conosco que achou do resultado.
Obrigada pelo contato!
Gostei do visual da página, achei a sua prosa supersimpática e adorei a receita. A dúvida é – que peixe escolher? Qual você usou? Acha que ficaria bom com cação?
Obrigado e parabéns pelo trabalho!
Oi Guilherme!
Que bom que você gostou do Mel e Pimenta e da prosa.
O ideal é usar peixes mais firmes, pode ser robalo, namorado, cação.
Sempre que tiver dúvidas é só chamar e espero que você aproveite muitas receitas do Mel e Pimenta