Integrais, Pães e Pizzas, Salgadas, Saudáveis

Pão integral de banana com iogurte

E hoje tem receita de um delicioso pão integral de banana com iogurte, para você fazer em casa e deixar o aroma de pão quentinho de banana tomar conta da sua casa.

Fazer pães caseiros é mais fácil do que parece e é algo simplesmente viciante. São tantas possibilidades, tantos sabores e variações.

Comece a dedicar um tempinho dos seus dias ou do seu final de semana para fazer seus pães em casa. Ganhe saúde, sabor e compartilhe afeto com as pessoas que você ama.

Confira essa receita e arrisque-se.

Pão integral de banana com iogurte

Pão integral de banana com iogurte

Ingredientes:

2 ½ xícaras de farinha de trigo integral
3 xícaras de farinha de trigo (aprox)
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de mascavo
1 colher (sopa) de mel
¾ colher (sopa) de sal
1 pote de iogurte natural (170g)
2 colheres (sopa) de óleo
1/2 xícara de água morna
2 bananas amassadas
1 ovo

Modo de fazer:

Em uma bacia coloque a farinha de trigo integral e metade da farinha de trigo. Adicione o açúcar e o fermento e misture bem. Faça um buraco no centro e acrescente o mel, o iogurte natural, o óleo, a água morna, as bananas amassadas, o ovo e o sal.

Com a ponta dos dedos comece a misturar os ingredientes úmidos com os secos, aos poucos comece a acrescentar a farinha de acordo com a necessidade. Pode haver variação de acordo com as características da banana. A ideia é acrescentar a quantidade suficiente para formar uma bola de massa uniforme e sem grudar muito nas mãos.

Coloque a massa sobre a bancada levemente enfarinhada e vá sovando, acrescentando farinha para ajudar na sova, esse processo deve levar uns 15 minutos.

Coloque a massa na bacia, cubra com um pano ou com filme plástico e deixe crescendo por 1h30 minutos ou até dobrar de volume. Deixe em local fechado, pode ser no forno desligado.

Coloque a massa sobre a bancada levemente enfarinhada, amasse um pouco para expulsar o excesso de ar, modele um pão grande ou dois pequenos. Coloque na forma e leve para crescer por aproximadamente 4o minutos.

Aqueça o forno por 20 minutos a 200C.

Assim que o pão tiver crescido, faça cortes com uma lâmina afiada e com muita delicadeza. Leve para assar por aproximadamente 35 minutos.

O meu pão tem essa aparência rústica, pois foi assado na panela de ferro.

Pão integral de banana com iogurte

Pão integral de banana com iogurte

 

Pão integral de banana com iogurte