Arroz e Risotos, Salgadas

Risoto à carbonara – Fácil e delicioso

Risoto é um clássico, é um prato coringa que agrada a todos e a receita de hoje vai unir dois clássicos da culinária, vamos preparar um delicioso risoto à carbonara.

O molho à carbonara é dos molhos para massas mais simples de preparar. A história conta que a origem do nome deriva dos “carbonari”, pois a receita teria sido criada pelos homens que trabalhavam nas minas de carvão na região da Umbria.

O spaghetti à carbonara, atualmente é conhecido como uma receita da culinária de Roma, mas que está presente em muitos países.

O molho à carbonara é rico em sabor, cremosidade, é um prato marcante e delicadamente aveludado sem acrescentar creme de leite, como é comum aqui no Brasil.

Para dar cremosidade ao molho basta trabalhar com a temperatura correta para que o ovo cozinhe, mas sem coagular.

Depois de preparar muitas massas à carbonara aqui em casa, eu decidi preparar um risoto usando esse molho clássico para aproveitar toda a sua cremosidade e enriquecer o risoto com todo o sabor desse creme de ovos.

Risoto à carbonara - Fácil e delicioso

Risoto à carbonara – Fácil e delicioso

Ingredientes:

1 xícara de arroz arbóreo
1 cebola média picada
1/2 xícara de vinho branco seco
4 xícaras de caldo de vegetais fervente (prefira sempre o caldo caseiro)
2 colheres (sopa) de manteiga
1 ovo inteiro + 1 gema
70 g de queijo parmesão
150 g de bacon em cubos
Noz-moscada
Sal e pimenta

 

Modo de fazer:

Em uma panela de fundo largo coloque a cebola e uma colher de manteiga e refogue até que a cebola fique transparente.

Adicione o arroz, refogue ligeiramente, acrescente o vinho e mexa até que o vinho evapore completamente, em seguida comece a adicionar o caldo, uma concha de cada vez e mexendo sempre.

Enquanto o arroz cozinha, coloque o bacon em uma frigideira e frite até que os cubinhos estejam avermelhados. Coloque-os sobre papel toalha e reserve.

Em uma pequena tigela coloque o ovo e a gema e bata com um garfo, adicione o parmesão e misture bem, adicione uma pitada de sal, tempere com noz-moscada e reserve.

Continue acrescentando caldo e mexendo até que ele esteja cozido, cremoso e “al dente“, a quantidade de caldo pode variar de acordo com a absorção do arroz.

Assim que ele estiver no ponto ajuste o sal, adicione a manteiga e o bacon reservando alguns cubos para finalizar e misture bem.

Desligue o fogo, despeje a mistura de ovo e queijo e mexa rapidamente para não deixar grumos e derreter o queijo.

Esse processo deve ser muito rápido e sem fogo aceso, pois a intenção é que o ovo  fique cremoso, o queijo derretido e sem grumo algum. A temperatura do arroz será responsável pelo cozimento do ovo, mantendo a cremosidade, caso contrário você terá um risoto de ovos mexidos :).

Finalize com bacon e pimenta moída na hora.

Na foto você pode perceber que eu só usei o bacon servir, pois achei que o prato ficaria mais fotogênico dessa forma, mas colocar o bacon na panela junto com a manteiga faz toda a diferença.

Risoto à carbonara - Fácil e delicioso

Você preparou esse risoto na sua casa? Vou adorar receber a sua opinião.