Integrais, Pães e Pizzas, Salgadas, Saudáveis

Pão integral de laranja com iogurte, aromático e delicioso

Hoje eu preparei essa receita de Pão integral de laranja com iogurte, ele ficou tão macio e aromático que eu corri para escrever esse post para poder compartilhar logo com os meus leitores.

Eu já falei por aqui do quanto preparar pães em casa é uma experiência incrível, sempre temos muito a aprender, a praticar, é um mundo cheio de descobertas, com inúmeras possibilidades de sabores, texturas, técnicas de fermentação, formas de assar e muito mais.

Sempre temos muito para aprender quando se fala em pães, mas é preciso desmistificar esse ato que é simples e faz parte da história da humanidade.

No documentário Cooked, o jornalista e escritor Michael Pollan fala do quanto a  indústria quer nos mostrar que cozinhar nos toma tempo, faz sujeira e é difícil. Enquanto isso, ela nos vende uma falsa praticidade, mas acabamos levando para casa produtos nocivos à saúde, servimos para nossa família alimentos sem alma.

Precisamos tomar as rédeas da nossa vida, devemos ser responsáveis pelo que estamos consumido, pelo alimento que estamos oferecendo a quem amamos. Que tal começar preparando pão caseiro?

Sei que muitos leitores dirão: “Eu não sei fazer pães”, ” Não tenho mão boa para pão” e assim por diante… Acredite, fazer pão caseiro é simples, quanto mais você testar e praticar, melhores resultados você vai obter.

A receita desse post pode ser um belo começo, o preparo é simples e o resultado é incrível, mesmo sendo integral esse pão é super macio e aromático.

Pão integral de laranja com iogurte,

Pão integral de laranja com iogurte, aromático e delicioso

Pão integral de laranja com iogurte e aromático
 
Autor:
Ingredientes:
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 150 ml de suco de laranja + 50 ml de água morna
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • ¼ de xícara de iogurte natural (usei iogurte grego caseiro)
  • 1 e ½ xícara de farinha de trigo integral
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • ½ colher (sopa) de sal
  • Raspas de laranja a gosto
  • Farinha de trigo para a sova
Modo de fazer:
  1. Em uma pequena tigela coloque o fermento, o açúcar e o suco de laranja morno, reserve e deixe fermentar por aproximadamente 10 minutos.
  2. Em uma tigela grande coloque as farinhas, o sal, as raspas de laranja e misture bem, faça um buraco no centro, coloque o óleo, o iogurte natural e despeje a mistura de fermento.
  3. Misture os ingredientes até obter uma massa homogênea e que desgrude das mãos, caso seja necessário acrescente mais farinha de trigo, pois pode ocorrer variação de acordo com o tipo de iogurte usado.
  4. Assim que a massa estiver no ponto, coloque-a sobre a bancada enfarinhada e sove aproximadamente 15 minutos.
  5. Coloque a massa de volta na tigela, cubra com um pano e deixe fermentando por 1 hora ou até dobrar de volume. É importante deixar a massa crescendo em lugar fechado.
  6. Assim que a massa dobrar de volume coloque-a sobre a bancada enfarinhada e amasse novamente para expulsar o excesso de ar.
  7. Modele o pão no formato desejado, acomode em uma forma levemente untada e deixe crescer novamente, coberta por um pano e em local fechado por 30 minutos ou até dobrar de volume.
  8. Ligue o forno 20 minutos antes de colocar o pão a 250 C.
  9. Assim que o pão estiver pronto, se desejar polvilhe farinha e faça cortes na superfície, depois coloque-o no forno e baixe a temperatura para 200 C.
  10. Asse por aproximadamente 40 minutos e até que esteja dourado na superfície.
  11. Para saber se o pão está pronto você pode dar batidinhas no fundo do pão, se o som emitido for oco é só colocar o pão sobre uma grade e deixar esfriando.
  12. A receita rende um pão médio.
 

Pão integral de laranja com iogurte,

 

Pão integral de laranja com iogurte,

 

Pão integral de laranja com iogurte,

 

Você preparou a receita do Pão integral de laranja com iogurte? Me conte o que achou, vou adorar receber o seu comentário.

 

Pão integral de laranja com iogurte - receita fácil e simplesmente deliciosa