Acompanhamentos, Massas, Salgadas

Penne à carbonara com cogumelos shimeji

Hoje quero compartilhar com vocês uma receita que é um clássico da culinária italiana, é o molho à carbonara, o tradicional é feito com ovos, queijo e bacon, mas eu preparei uma versão em que acrescento cogumelos shimeji e o resultado é um prato sofisticado e com um sabor todo especial.

Essa receita foi preparada especialmente para harmonizar com um dos vinhos que recebi da Winelands, nessa edição o país escolhido pela Winelands foi a França, recebi o vinho Pourpre Du Périgord e o espumante De Perrière Brut Blanc de Blancs Brut.


O vinho Pourpre Du Périgord é típico de Bordeaux onde as castas Merlot e Cabernet Sauvignon dividem-se com 50% cada na composição criando um caldo macio, delicado, elegante e de ótima estrutura.

 

Penne à carbonara com cogumelos

Ingredientes:
350 g de penne
1 dente de alho
1 ovo inteiro + 4 gemas

1 xícara de cogumelos shimeji escuros
150 g de bacon em pequenos cubos
200 g de queijo parmesão ralado
Azeite
Sal e pimenta a gosto
Modo de fazer:
Leve ao fogo uma panela com água e sal até ferver.
Em uma frigideira grande coloque o bacon e um fio de azeite de oliva e frite até que ele fique bem dourado, adicione os cogumelos e o alho e refogue até que os cogumelos estejam macios.
Em uma tigela coloque as gemas e o ovo e bata bem com um garfo, coloque metade do queijo ralado, pimenta moída na hora, misture bem e reserve.
Assim que a água estiver fervendo coloque a massa e cozinhe até que fique “al dente”, antes de escorrer reserve uma caneca da água do cozimento, escorra, coloque a massa de volta na panela (com  o fogo desligado adicione o bacon com shimeji, os ovos, o queijo restante e um pouco da água do cozimento, misture rapidamente, envolvendo bem os ingredientes. Ajuste o sal e a pimenta e pronto.
Os ovos ficarão cozidos com a temperatura da massa e a água do cozimento, o fogo não deve ser ligado para manter a cremosidade do molho.
Penne à carbonara com shimeji
9 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *