Quiche de cebolas douradas
Essa receita é muito especial, pois o preparo dessa base da quiche é completamente diferente do tradicional. Normalmente se trabalha com a manteiga bem gelada e a massa ainda volta ao freezer para ficar bem resfriada, nessa receita o trabalho é feito com os ingredientes são aquecidos.
O resultado desse processo é uma massa fina, crocante e delicada, essa se transformou na minha base para tortas preferidas. Já testei também com cheesecake e ficou demais.
Quiche de cebolas douradas
Ingredientes para a massa:
90 g de manteiga
5 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de óleo
Uma pitada grande de sal
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
Ingredientes para o recheio:
3 e 1/2 xícaras de cebola cortada em rodelas (usei roxa e branca)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 ovos grandes
1 pote de iogurte natural
1 caixinha de creme de leite
100 g de queijo gruyere ou outro de sua preferência em cubos
Noz-moscada
Pimenta
Sal
Modo de fazer:
Comece pela massa
Aqueça o forno a 180 C. Reserve a farinha. Coloque todos os outros ingredientes dentro de uma panela e leve ao fogo médio. Desligue o fogo assim que a manteiga estiver derretida e o líquido começar a ferver, adicione a farinha imediatamente e de uma só vez e mexa bem até formar uma bola lisa.
Coloque a bola de massa sobre uma forma de fundo removível (23 cm aproximadamente). Deixe a massa ficar morna para poder moldar. Espalhe a massa pela lateral e fundo da forma de maneira uniforme e deixando a massa fina.
Corte um pedaço de papel manteiga, o papel deve ser um pouco maior do que o fundo da forma. Coloque sobre a massa, cubra com uma camada de feijões e leve para assar por aproximadamente 20 minutos ou até que as bordas comecem a dourar.
Sei que usar feijões que serão descartados depois pode parecer desperdício, mas essa etapa é importante para que a massa não quebre, não infle e não encolha.
Quando a massa estiver no ponto retire-a do forno, descarte o papel e os feijões.
Enquanto a massa está no forno prepare o recheio
Leve ao fogo uma frigideira com a cebola e refogue até que a cebola fique dourada, começando a caramelizar, adicione uma pitada de sal, misture, desligue o fogo e reserve.
Em uma tigela coloque os ovos, bata ligeiramente, acrescente o iogurte natural, o creme de leite, rale noz-moscada, adicione sal e pimenta.
Espalhe as cebolas douradas, cubra com os cubos de queijo e regue com o creme.
Coloque no forno e asse até o centro ficar firme e a superfície dourada, aproximadamente 45 minutos.
Olá Eline, gostei muito da receita. Costumo usar farinha integral nas massas de quiche. Seria possível usar farinha integral nesta receita? Seriam as mesmas quantidades? Agradeço pelo teu retorno. Abraço. Rosana.
Olá Rosana
Eu também gosto de fazer massas para quiche com farinha integral, essa receita eu ainda não testei, mas acredito que com a mesma quantidade funcione sim. Quando testar me conta o que achoi.
Beijão
Posso fazer está quiche com outro recheio q não seja de cebolas ?
Olá
Sim, você pode preparar com outros vegetais, poe exemplo akho poró, ou também com bacon, calabresa e assim por diante.
Beijo
Que maravilha certeza vc que vou fazer… Tuas receitas são sensacionais bjs
Oi Maysa
Essa quiche é maravilhosa, a massa é super crocante, faz pq vale a pena.
Depois me conta. Um ótimo final de semana.
Beijos
Oi Maysa
Essa quiche é maravilhosa, a massa é super crocante, faz pq vale a pena.
Depois me conta. Um ótimo final de semana.
Beijos
Não descarto o feijão. Espero esfriar bem e mantenho guardado em pote (feijão para assar). Reaproveito sempre e dura muito tempo. Antes de assar com eles dê sempre uma olhada como estão, por prevenção. Vou fazer esta quiche amanhã. Obgda
Legal!!! ótima dica!!
Beijo