Salgadas, Tortas, Vegetarianas

Torta folhada de abobrinha e ovos

O post de hoje é mais uma dica do que uma receita, pois é daqueles pratos que você faz aproveitando o que tem em casa. Por exemplo, eu queria usar alguns retalhos de massa folhada, tinha abobrinha implorando pra ser usada e faz tempo que eu queria testar assar ovos sobre massa.

Quer saber o resultado disso? Ficou muito, mas muito gostoso.

Veja como eu preparei, use a criatividade e faça a sua tortinha usando outros ingredientes como queijo. berinjela, pimentões, brócolis, cogumelos e deve ficar delicioso com uma carne moída ou em iscas. Você também pode fazer com único pedaço de massa.

Torta folhada de abobrinha e ovos 

Para o preparo usei:
4 pedaços de massa folhada (12 x 12cm)
2 abobrinhas médias
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola média
Salsinha e cebolinha
4 ovos
Pimenta
Noz-moscada
Sal

Modo de fazer:
Preaqueça o forno.

Corte a abobrinha em rodelas finas, o mais fino que puder cortar, faça o mesmo com a cebola e reserve cada uma em um recipiente.

Corte os pedaços de massa folhada no tamanho escolhido. Para que a massa fique com aquela bordinha bem folhada vamos demarcar as margens, usando uma faca, faça um leve corte sem atravessar a massa, marcando 1 cm em cada lado.

Usando um garfo faça furinhos na área central da massa, não fure as margens.

Coloque a massa em uma forma levemente untada e leve para assar por uns 15 minutos, a massa deve ficar folhada, mas não deve chegar a dourar, pois ainda voltará para o forno.

Enquanto isso aqueça uma frigideira, coloque a manteiga e a abobrinha e doure por alguns minutinhos, então acrescente a cebola e refogue até ela esteja transparente e a abobrinha macia, mas não mole. Desligue o fogo, adicione bastante salsinha e cebolinha e reserve.

Retire a massa do forno, respeitando as margens acomode uma generosa camada de abobrinha deixando um buraco no centro para acomodar o ovo. Essa “parede” de abobrinha manterá o ovo para ele não se espalhe, então capriche no acabamento.

Agora quebre um ovo em cada cavidade, cuide para manter a gema inteira. Polvilhe pimenta moída na hora. noz-moscada e sal.

Leve de volta ao forno por uns 10 minutos, até dourar as bordas e cozinhar o ovo.