Lomo al Trapo e Batatas na brasa | Churrasqueira Osaka
Já falei por aqui que o blog é parceiro da Osaka Cerâmica Avançada, e o mais legal é que a Osaka foi uma das primeiras empresas a confiar e apostar em parcerias com o Mel e Pimenta e essa parceria é duradoura e bacana para ambas as partes.
A indústria paranaense comercializa as facas de zircônia, as de titânio e o afiador que já apresentei a vocês antes. A qualidade é o ponto forte sempre o presente nos produtos da empresa+
Já testamos também bifes na grelha, cortamos alcatra com 2cm de altura e colocamos sobre a greelha, em poucos minutos saboreamos bifes suculentos e deliciosos.
Lomo al trapo
1 pano branco, novo e lavado
1,5 k de filé mignon (usei contrafilé)
1 lata de cerveja
Ramos de tomilho
Sal fino
Barbante
Modo de fazer:
Despeja a cerveja em um recipiente, mergulhe o pano na cerveja e torça para expulsar o excesso, mas ele deve continuar encharcado.
Caso a carne tenha excesso de gordura é necessário retirar.
Abra o pano sobre uma bancada higienizada, passe uma camada espessa de sal, essa camada deverá ficar em contato com toda a superfície da carne. Não tenha medo de exagerar na camada de sal, ela que irá proteger a sua carne e como o sal “petrifica” quando o pano é colocado nas brasas ela ficará salgada na medida certa.
Acomode o filé coloque os ramos de tomilho e enrole o pano pressionando para que o sal fique em volta de toda a carne carne. Amarre as pontas e meio com um barbante de algodão. Aqui nós cortamos a bainha do pano e usamos ela para a amarração.
Coloque a carne embalada em meio as brasas de uma churrasqueira ou até lareira e deixe por por 20
minutos virando para que todos os lados tenham contato com a brasa.
Tenha muito cuidado na hora de virar e manipular a carne, pois a temperatura é altíssima. Use pinças ou ferramentas com cabo comprido.
Assim que estiver pronto, coloque o pano sobre uma tábua, bata e corte para quebrar a casca que se formará com o sal, pano molhado e brasas.
Retire a carne que de dentro cuidando para não sujar com as cinzas, usando um pincel para culinária passe um pouco da cerveja que restou para limpar qualquer cinza ou sal que tenha restado. Acomode a carne em outra tábua e fatie.
Observação: Nós ficamos com medo que a carne não ficasse pronta em 20 minutos e deixamos 30 ela ficou suculenta, mas com certeza poderia ter sido apenas 20 minutinhos.
Batatas na brasa
1k de batatas
Ramos de alecrim
Sal grosso
Espetinhos
Modo de fazer:
Corte as batatas ao meio, molhe os palitos de churrasquinho para que não queimem. Espete as batatas com os palitos, acomode os espetinhos sobre papel alumínio, polvilhe sal grosso e coloque um ramo de alecrim sobre cada um.
Enrole com o papel alumínio garantindo duas camadas, pois na hora de virar ele pode rasgar e assim o espetinho ficará mais protegido.
Na mesma hora que a carne for colocada na brasa você pode colocar as batatas e deixe também por 20 minutos virando aos 10 minutos. Para saber se a batata está cozida você pode espetar com um garfo, ela deverá estar macia.
Desembrulhe as batatas com cuidado, limpe o excesso de sal batendo ou usando um pincel de silicone e sirva com alecrim fresco.
Essa churrasqueira é mesmo ótima, pois é muito prática. Adorei a receita, vou testar aqui.
Beijos, que Deus abençoe seu final de semana,
Pri
Blog – Receita Esperta
Sim Pri, amei essa churrasqueira, super prática.
Beijos
Olá Eline!!!
Ai minha Nossa Senhora da Churrascaria, isso tá demais!!!!!
Parabéns por mais esta parceria, realmente funcional e muito prática!!!
Beijos e ótimo final de semana pra ti! =)
Oi Andréa
Hahaha, adorei o Nossa Senhora da Churrascaria.
Obrigada pelo apoio de sempre.
Beijo