Doces, Sobremesas, Sorvetes

Sorvete de uva caseiro com calda

Nessa época na região sul é época de uva, a variedade de cores e sabores é grande, normalmente elas são consumidas frescas, mas pouco usadas em sobremesas e outras receitas.

Como eu tinha muita uva na geladeira e não conseguiria consumir tudo, decidi preparar um sorvete caseiro usando uva e uma calda com os grãos, até o suco orgânico foi feito em casa.

O sorvete ficou delicioso, seu sabor é suave, já que a calda tem sabor super marcante e o conjunto fica perfeito.

Esse prato lindo é da Oxford Porcelanas, ele é feito para servir entradas, mas fica uma charme quando usado com sobremesas,

Ingredientes para o sorvete:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
700 ml de suco de uva orgânico (sem açúcar) você pode usar pronto ou caseiro
2 claras em neve
1 colher (sopa) rasa de açúcar

Ingredientes para a calda:
500 ml de suco de uva orgânico (sem açúcar) você pode usar pronto ou caseiro
300 g de uvas preta frescas (cabernet, malbec…)
100 g de açúcar

Para o suco orgânico:
1 k de uva preta (cabernet, malbec…)
1 l de água

Modo de fazer: 
Se desejar prepara o suco em casa coloque a uva lavada e sem talos com a água em uma panela e ferva por 20 minutos. Coe e descarte a polpa. A receita rende 1,5 l de suco.

Para o sorvete, bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e o suco de uva. Bata as claras em neve, assim que estiverem firmes adicione a colher de açúcar.

Com a batedeira desligada, misture o líquido batido no liquidificador com as claras, coloque em um recipiente fechado e leve para gelar.

Depois de duas horas, retire do freezer e usando um batedor de arame (fouet), misture o sorvete e leve de volta ao congelador, repita essa operação 3 vezes.

Para a calda, leve ao fogo o suco e o açúcar e ferva até obter uma calda espessa, adicione as uvas limpas e sem talos e deixe ferver por alguns minutos. Coloque em um recipiente e guarde na geladeira.

Na hora de servir, em um prato ou tigela coloque a calda com as uvas e no centro deposite o sorvete.

Como o sorvete não tem muita gordura, o ideal é retirar do congelador antes de servir.

A receita da calda de uva vem daqui.

Sorvete caseiro de uva - Confira a receita desse cremoso sorvete de uva que é servido acompanhado de uma calda feita com uva cozida. Experimente essa receita deliciosa.