Salgadas, Tortas, Vegetarianas

Quiche de alho poró

Quiches são sempre uma boa opção, são práticas, você pode preparar horas antes de servir, também é uma ótima dica para piqueniques. Quanto aos recheios, o céu é o limite, você pode inventar, criar muitas variações. Nessa receita a estrela é o alho poró, mas você pode substituir pelo ingrediente que desejar.

Ah, e a massa leva temperinhos que a deixam ainda mais gostosa, eu usei salsinha, mas você pode substituir por alecrim, tomilho e assim por diante…

Ingredientes para a massa:
250 g de farinha de trigo
125 g de manteiga em cubos
1 ovo
2 colheres (sopa) de água gelada

1 colher (sopa) de salsinha picada
1 pitada de sal
Para o recheio:
3 alhos poró cortados em rodelas finas
3 ovos
1 1/2  xícara de creme de leite fresco
100 g de queijo gruyere em cubos
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto
Noz moscada

Azeite de oliva
Modo de fazer:

Massa: Em um recipiente coloque a farinha, a manteiga, o ovo, a salsinha e o sal, misture bem até obter uma farofa, adicione a água para dar liga e amasse um pouco, o suficiente para obter uma bola de massa, coloque em saco plástico e leve para a geladeira por 30 minutos.Recheio: Em uma frigideira coloque um fio de azeite de oliva e o alho poró, refogue até murchar e deixe esfriar.

Em um recipiente coloque os ovos, o creme de leite, uma pitada de sal, pimenta e noz moscada a gosto, misture bem e adicione o alho poró.

Montagem: Abra a massa com as mãos ou usando um rolo, acomode a massa no fundo e laterais de uma forma de mais ou menos 22 cm, despeje o recheio sobre a massa, coloque os cubinhos de queijo, polvilhe o queijo ralado e leve para assar em forno preaquecido a 180C até ficar douradinho, isso leva de 25 a 30 minutos.

Inspiração Blog da mariah com algumas alterações.