Bovina, Carnes, Salgadas, Tortas

Kafta ao forno

Kafta é um prato de origem árabe feito com carne moída e especiarias que conferem um sabor e aroma únicos ao prato. Tradicionalmente eles são servidos em espetinhos, mas a receita de hoje é assada e montada em camadas de carne, batatas e molho de tomate. É uma delícia.


Ingredientes:
1k de carne bovina moída
1 pão francês
3 batatas grandes
1 cebola média ralada
1 colher (chá) de canela em pó

1 colher (café) de cominho em pó

½ colher (café) de pimenta do reino
2 dentes de alho picados
¾ de xícara de salsinha picada
Óleo para fritar
Sal
Molho de tomate:
10 tomates italianos maduros
1 cebola pequena em rodelas
1 dente de alho socado 
Azeite de oliva
Sal

Modo de fazer:
Passe os tomates por água fervente e em seguida retire a pele e as sementes. Coloque as sementes retiradas em uma peneira para poder aproveitar o suco do tomate, pique os tomates em cubinhos e reserve o suco.

Aqueça uma frigideira grande, em seguida adicione o azeite e a cebola, refogue por alguns minutos, acrescente o alho, mexa, coloque os tomates picados e o suco e cozinhe por uns 10 a 15 minutos, ajuste o sal e reserve.
Descasque as batatas, corte em rodelas finas, e coloque em um recipiente com água e sal por 20 minutos.
Em um recipiente coloque o pão em pedaços, umedeça com água e desmanche-o usando um garfo, adicione a carne, a canela, o cominho, a pimenta, a cebola, o alho e sal. Misture bem os ingredientes deixe descansando por 10 minutos. Coloque a mistura em um refratário untado e leve ao forno aquecido por 25 minutos a 200C. 
Enquanto isso escorra as batatas, seque uma a uma, frite e escorra em papel toalha. Eu optei por fazer na air fryer, reguei com um fio de azeite (bem pouco apenas para dar cor) e deixei por uns 25 minutos na fritadeira sem óleo.
Depois que a carne estiver assada retire-a do forno, coloque todas as rodelas de batatas arrumadas sobre a carne, cubra com o molho vermelho e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos, polvilhe com salsinha e sirva.

Fonte: Gastrolandia