Bovina, Carnes, Hambúrgueres, Lanches e Petiscos, Salgadas

Hambúrguer chutney de banana e gorgonzola

Experimentei um hambúrguer maravilhoso no evento Biers & Burgers que aconteceu no Solar Coruja aqui em Porto Alegre no mês de abril. O hambúrguer servido pelo restaurante Mandarinier, que tinha entre seus principais ingredientes um chutney de banana e gorgonzola arrancou suspiros e isso me inspirou a preparar o meu hambúrguer usando esses ingredientes e aqui está ele. Modéstia a parte, ficou simplesmente maravilhoso.

Normalmente eu gosto de preparar o pão para hambúrguer em casa, isso deixa qualquer receita ainda mais especial, mas como estava meio sem tempo comprei pronto.

Ingredientes:

Hambúrguer:
750g carne bovina moída
1/2 cebola roxa
1 colher de azeite
Azeite para grelhar

Chutney:
2 bananas caturra em rodelas finas
4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1/2 xícara de água
Suco de 1/2 limão siciliano
1 colher (café) de curry
1 colher de vinagre branco
1 colher (sopa) de cebola roxa picada
Sal

Pasta de gorgonzola:
3 colheres (sopa) de cream cheese
4 colheres (sopa) de queijo gorgonzola esfarelado

Pão para hambúrguer

Alface americana

Modo de fazer:

Chutney: Coloque a cebola em uma panela com água, deixe ferver por cinco minutos, em uma peneira escorra, passe por água corrente e reserve.
Em outra panela coloque a cebola, a banana em rodelas, parte do suco de limão e o restante dos ingredientes, leve ao fogo baixo por aproximadamente 20 minutos até as bananas ficarem bem macias e obter um creme consistente, prove, adicione o sal e o quanto mais achar necessário do suco de limão reservado.
Eu optei por passar a mistura no mixer para obter um creme mais uniforme, mas você também pode deixar os com os pedaços da fruta.

Pasta de gorgonzola: Misture muito bem o cream cheese com o queijo gorgonzola amassado com um garfo e reserve.

Hambúrguer: Em um recipiente, coloque a carne, a cebola finamente picada, o azeite e misture com as mãos. Divida em 5 partes iguais de aproximadamente 150g cada e achate formando um hambúrguer, ele deve ter uns 1,5cm de altura para ficar bem suculento. Sobre uma superfície plana vá modelando, empurrando as laterais para dentro, para que fiquem retas.

Com o polegar faça uma marca bem no meio da carne, para que ele não fique abaulado quando cozinhar. Se tiver tempo, o ideal é deixar na geladeira para a carne ficar bem fria.

Em uma frigideira grande e antiaderente espalhe um pouco de azeite. Leve ao fogo alto, assim que estiver muuuito quente acomode hambúrguer virando e temperando com sal e pimenta os dois lados sem pressionar, a pressão faz com que os líquidos se percam, deixe dourar 1 minuto de cada lado e em seguida tampe a frigideira e deixe por mais alguns minutos. O ponto ideal é tostadinho por fora e suculento por dentro.

Montagem: Corte os pães ao meio, com uma espátula passe uma camada de chutney em cada parte do pão, em seguida passe uma camada generosa de pasta de gorgonzola, assim que você retirar o hambúrguer da frigideira acomode-o sobre o pão, coloque alface rasgada e feche o hambúrguer.
Se desejar você pode colocar uma fatia de queijo lanche, eu não usei outro queijo para priorizar os sabores do chutney com o gorgonzola. 
Meu chutney ficou assim:

A inspiração chutney vem daqui.