Acompanhamentos, Salgadas, Vegetarianas

Purê de batatas com cebolas douradas

Esse purê é uma ótima opção para servir com acompanhamento ou vira uma bela entradinha se servido em pequenas e charmosas louças.

Nos meus purês costumo colocar cebola refogadinha, queijo parmesão, mas dessa vez eu preferi preparar um purê bem básico para contrastar com o sabor marcante da cebola dourada, pois ela é a estrela desse prato.

Ingredientes:
5 batatas médias
150 ml de leite
2 colheres (sopa) de creme de ricota
1 colher (sopa) de manteiga
1 ovo
Sal
2 cebolas médias
2 colheres de óleo

Modo de fazer:
Lave as batatas, descasque e leve para cozinhar em uma panela com água. Assim que estiverem, macias escorra a água e amasse as batatas. Em uma penela, coloque o leite, adicione as batatas e leve ao fogo baixo mexendo sempre, em seguida adicione o ovo ligeiramente batido e o creme de ricota, continue mexendo por mais alguns minutos. Finalize com a manteiga, ajuste o sal, desligue o fogo e deixe a panela tampada.

Em uma frigideira coloque a cebola (partida ao meio e cortada em fatias finas) e o óleo em fogo baixo mexendo, durante o cozimento eu adicionei um pouquinho, mas bem pouquinho de água, para cozinhar por mais tempo e deixar a cebola bem macia, sem queimar. Continue o cozimento até obter cebolas macias e bem douradinhas.

A inspiração vem do Na minha panela.