Acompanhamentos, Salgadas, Tortas, Vegetarianas

Torta de batata, espinafre e gorgonzola

Depois de um logo sábado, cheio de afazeres domésticos queria preparar algo para jantar mas devido ao cansaço buscava algo rápido, um prato único e ainda uma receita para aproveitar o espinafre que estava na geladeira, encontrei a receita desse tortinha e o resultado foi uma grata surpresa, ficou simplesmente delicioso.

Torta batata espinafre



Ingredientes:
4 batatas médias lavadas e descascadas

1/2 xícara (chá) de leite integral
1 colher (sopa) de creme de ricota
300 g de espinafre lavado, sem os talos grossos, picado grosseiramente

2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de queijo gorgonzola
1/2 xícara (chá) de bacon em cubos
1 dente de alho amassado
Parmesão ralado grosso
Sal e noz moscada a gosto
Modo de fazer:
Coloque as batatas em uma panela, cubra com água e leve ao fogo até ficarem macias, escorra, com um espremedor esmague-as e reserve. Em uma panela, coloque o leite e assim que levantar fervura adicione as batatas, adicione a manteiga e o creme de ricota, misture bem, cozinhe por alguns minutinhos, adicione o sal e a noz moscada e reserve.
Em uma frigideira frite o bacon na própria gordura, assim que estiver bem crocante, coloque o bacon sobre papel toalha e descarte a gordura.
Em uma frigideira coloque a outra colher de manteiga, o alho e frite ligeiramente, adicione o espinafre e refogue bem, em seguida coloque o queijo gorgonzola e o bacon, misture muito bem.
Em um refratário untado com manteiga, coloque a mistura de espinafre, cubra com o purê de batata, polvilhe o queijo parmesão e leve ao forno até gratinar.
Fonte: Comida e receitas com alterações.
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *