Acompanhamentos, Bovina, Carnes, Massas, Salgadas

Tagliatelle a bolognese

Confesso que sempre tive um pouco de preconceito com o que se chama de “bolonhesa” por aqui, mas pesquisando encontrei receitas do autêntico molho à bolonhesa, conhecido também como ragu que me fizeram passar a amar esse molho.
Originário da cidade de Bolonha na Itália, esse molho foi se descaracterizando, perdendo ingredientes a longo de sua história, o impacto foi tão grande que a própria Itália iniciou uma campanha para resgatar as técnicas e o sabor desse famoso molho. 
Confira a receita!
Delicioso molho bolonhesa, receita autêntica.

 Ingredientes:

300g de carne de primeira moída

100g de bacon picado 
50g de cenoura picada
50g de talo de salsão picado
50g de cebola picada
50g de tomates pelados (sem suco)
5 colheres (sopa) de polpa de tomate
250ml de leite
100ml de vinho branco seco
1l de caldo de carne
Sal e pimenta do reino
Modo de fazer:
Em uma panela larga doure o bacon, acrescente o salsão, a cenoura, a cebola e doure muito bem, em seguida acrescente o tomate picado, doure rapidamente, acrescente a carne e doure e cozinhe.
Assim que os líquidos secarem, acrescente o vinho e mexa com frequência até evaporar, em seguida, acrescente a polpa de tomate e aos poucos vá acrescentando conchas de caldo, cozinhando em fogo baixo por aproximadamente duas horas. Na última meia hora, acrescente o leite aos poucos, ajuste o sal e a pimenta e o molho está pronto para servir.
A massa ideal para ser servida com esse molho é a taglietelle, que deve ser cozida em água até quase chegar ao ponto, e em seguida o cozimento deve ser finalizado junto ao molho.