Bolos, Doces, Integrais, Saudáveis

Bolo de banana com tâmaras e mel

Comprei umas tâmaras no mercado público e fui em busca de uma receita para usá-las, e achei num blog que eu adoro, o Entre panelas, a origem da receita é holandesa. O resultado é um bolo com um sabor maravilhoso.

Esse bolo tem um sabor diferente, marcante e sofisticado. Experimente!

Ingredientes:

100 gr de manteiga cortada em cubos
225 gr de farinha para bolo 70% integral (adicionada de fermento e sal)*
1/2 colher de chá de canela em pó
75 gr de açúcar mascavo
125 gr de tâmaras sem caroço picadas
3 bananas amassadas
2 ovos levemente batidos
2 colheres de sopa de mel

Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno a 160 graus C, Unte com manteiga uma forma (usei uma redonda com furo no meio de aprox. 22cm) de bolo e forre-a com papel manteiga. Peneire a farinha com a canela numa tigela, adicione os cubos de manteiga e mexa com a ponta dos dedos até que fique uma farofa com a manteiga integrada à farinha. Adicione o açúcar, as tâmaras, as bananas, os ovos e o mel e misture até incorporar.

Coloque a massa sobre a forma e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 1 hora. Teste o ponto do bolo com uma faca e não palito de madeira, que deverá sair limpo quando o bolo estiver pronto.

Retire do forno. Deixe descansar por 10 minutos na forma. Desenforme e deixe esfriar. Sirva em fatias morno ou frio. Fica ótimo acompanhado com uma xícara de café.

Na hora de tirar do forno não se baseie pela foto, pois me passei e assei demais.

* Para preparar a farinha com fermento: Para cada xícara de farinha, adicione 1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó e 1/2 colher de chá de sal.