Salgadas, Acompanhamentos

Como fazer feijão – Receita e dicas

A ideia do meu blog é oferecer receitas simples, para que as pessoas possam ter um cardápio variado e sem muito trabalho, porém tenho recebido pedidos para ensinar a preparar pratos triviais, por exemplo como fazer feijão. Muitas pessoas acreditam que preparar um feijãozinho gostoso é difícil e esse post vai ajudar a desmistificar o nosso querido e brasileiríssimo ingrediente.

Com o crescimento do blog, vejo que muitos leitores estão se arriscando na cozinha, querendo aprender, buscando o resgate e o respeito pelo ato de cozinhar. Saber cozinhar o trivial nos ajuda a colocar comida de verdade na mesa da nossa família. Por mais que tenhamos pouco tempo, um feijãozinho caseiro, feito com amor tem um valor único e insubstituível.

Como fazer feijão? Essa pergunta pode ter milhares de respostas, cada um tem as suas dicas e o seu jeito. Então eu preparei esse post falando como fazemos o preparo dele aqui em casa, além de uma série de dicas que podem ajudar os meus leitores,  por exemplo, como congelá-lo.

Eu preparei esse post usando o a variedade vermelha, o preferido aqui em casa, mas essa receita se aplica ao preparo de qualquer variedade. Claro que podem ocorrer variações do tempo de cozimento de cada tipo de feijão.

 

"Como

 

Confira a nossa receita e dicas para um bom feijão

 

A escolha do feijão…

Procure usar sempre feijão fresco, quanto mais novo o grão, mais rápido será o cozimento. Se possível compre direto do produtor ou em mercados que vendem a granel.

A maioria dos feijões de boa qualidade já vem escolhidos, você não precisa espalhar na mesa para selecionar, mas é sempre importante dar uma olhada para não encontrar entrar nenhuma pedrinha indesejada na sua comida.

 

Molho, uma etapa importante…

Deixando o feijão de molho você vai obter um caldo bem cremoso, vai economizar gás e seu corpo vai agradecer, pois o carboidrato rafinose, presente no feijão é de difícil digestão e o feijão é rico em fitato e oxalato que acabam provocando gases. Estudos indicam que 12h de molho são suficientes para reduzir consideravelmente essas consequências indesejadas.

Na véspera, coloque o feijão em um escorredor, lave bem para retirar qualquer impureza, coloque em uma tigela, cubra com água e deixe descansando por até 12h. Após esse período, descarte a água, passe o feijão por água corrente e escorra.

 

"Como

Hora de cozinhar 

 

Sem panela de pressão

Para cada xícara feijão, adicione 4 xícaras de água duas folhas de louro e um dente de alho.

Assim que começar a ferve, baixe o fogo e cozinhe com a tampa entreaberta por aproximadamente 40 minutos, o grão deve ficar macio e inteiro.

 

Na panela de pressão

Para cada xícara feijão, adicione 3 xícaras de água, duas folhas de louro e um dente de alho.

Tampe a panela, leve ao fogo médio e comece a contar o tempo assim que a panela apitar. Cozinhe por 20 minutos, desligue o fogo e deixe a panela parada até sair toda a pressão. Se quiser acelerar você pode colocar um garfo sob a válvula. O grão deve ficar macio e inteiro.

 

Observação:

Nos dois tipos de cozimento pode ocorrer variação de tempo em função dos tipo e do frescor do ingrediente.

 

Quer deixar o caldo ainda mais cremoso?

Retire duas conchas de feijão, coloque em um prato e amasse com um garfo ou esmagador de batatas. Leve de volta a panela e misture.

 

Vamos aos temperos?

Para essa etapa exitem milhares de opções, você pode temperar somente com sal, se quiser pode usar bacon e ou calabresa refogados com cebola e alho, os vegetarianos também pode usar somente cebola e alho refogados. Cada um pode fazer do seu jeitinho.

Quer saber como eu gosto de fazer?

Eu levo ao fogo uma frigideira com bacon e calabresa cortados em pequenos cubos. Assim que estiverem bem refogados eu acrescento cebola, deixo ficar transparente e depois adiciono alho. Misturo ao feijão, ajusto o sal e deixo ferver por uns 15 minutos em fogo baixo.

 

 

"Como

 

"Como

 

Quer deixar feijão congelado para a semana?

Nesse caso você não vai temperar o feijão para guardar. Coloque-o em potes e congele. Quando quiser consumir é só retirar na véspera e deixar na geladeira, se preferir você também pode colocar ele ainda congelado em uma panela e levar ao fogo baixo e a outra opção é descongelar no microondas.

Agora faça aquele refogado caprichado, ajuste o sal, deixe ferver para integrar os ingredientes e sirva.

 

Como fazer feijão
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Faça um feijão cremoso, macio e bem temperado.
Autor:
Categoria: Prato Principal
Cozinha: Caseira
Palavras-Chave:
como fazer feijão, Faça em casa, feijão completo, Receita de feijão,
Ingredientes:
  • Para o cozimento:
  • Feijão
  • Água
  • Louro
  • Dente de alho

  • Para o refogado:
  • Calabresa em cubos
  • Bacon em cubos
  • Cebola picada
  • Alho picado
  • Azeite
Modo de fazer:
  1. Lave o feijão, coloque de molho por 12 horas, escorra.
  2. Coloque-o em uma panela com a água indicada para o tipo de cozimento que você escolher (na pressão ou sem pressão).
  3. Adicione o louro, o dente de alho, tampe e inicie o cozimento.
  4. Para obter um caldo cremoso, assim que o feijão estiver macio, retire um pouco dos grãos, coloque em um prato, amasse e coloque de volta na panela.
  5. Em uma frigideira faça o refogado, começando pelo bacon e linguiça, depois acrescente a cebola e quando estiver dourada coloque o alho.
  6. Despeje no feijão, ajuste o sal, leve ao fogo baixo por 10 a 15 minutos sem tampa e mexendo com frequência.
  7. Se você quiser congelar, não coloque o refogado, deixe para fazer essa etapa no momento que for consumir.
 

Dica: Caso você tenha sobras de carne assada na geladeira, coloque para cozinhar junto com o feijão, lá no início do processo, a carne vai ficar desmanchando ele vai ficar super saboroso.

Como fazer feijão - Receita e dicas

Aproveite para contar para a gente como você faz na sua casa, precisamos compartilhar o que sabemos.

Confira a receita desse risoto delicioso feito com feijão fradinho.

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Como fazer feijão - Receita e dicasVocê sabe como fazer feijão gostoso e cremoso? Esse post tem dicas legais para você fazer um feijão especial, como temperar, como congelar e muito mais.

 

Você sabe como fazer feijão gostoso e cremoso? Esse post tem dicas legais para você fazer um feijão especial, como temperar, como congelar e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: