Entradas, Salgadas, Sopas e Cremes

Sopa de cebola gratinada

Há muito tempo essa receita estava na minha lista de desejos culinários, queria muito preparar essa clássica sopa francesa, mas ela sempre acabava ficando para depois. Hoje posso dizer que demorei muito para conhecer essa delícia, essa sopa é simplesmente maravilhosa, ela tem cremosidade na base, crocância na superfície e um sabor incrível.

Nessa edição a Winelands enviou para a minha casa uma seleção argentina de primeira. Recebi o espumante V. Chariot Brut Champegnoise e o vinho Viejo Carretón Malbec Roble. Então decidi preparar essa sopa para harmonizar com esse vinho rico, de aromas intensos e complexos.

 

 

Sopa de cebola gratinada

Ingredientes:
500 g de cebola
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
500 ml de caldo de galinha (prefira sempre caseiro)
1 taça de vinho branco seco
Linguiça calabresa defumada
Noz-moscada
Tomilho
Pão francês amanhecido
Queijo ralado

Modo de fazer:
Descasque e corte as cebolas ao meio, fatie finamente. Leve ao fogo uma panela com fundo grosso, depois de quente adicione a manteiga e a cebola e refogue muito bem, até elas começarem a ficar coradas.

Acrescente a calabresa e refogue mais um pouco, coloque a colher de farinha de trigo e refogue ligeiramente, adicione o vinho, o caldo e o tomilho. Misture bem e cozinhe por uns 15 minutos com a panela semitampada.

Assim que a sopa estiver mais espessa, ajuste o sal, adicione noz-moscada ralada na hora. Desligue o fogo, coloque a sopa em cumbucas individuais, acomode fatias de pão sobre a sopa, cubra com queijo e leve ao forno para gratinar por aproximadamente 15 minutos. Caso seu fogão tenha grill você pode utilizar nos últimos minutos.

A ideia é que a superfície fique bem douradinha.

 

 

Conheça a Winelands e confira qual a assinatura ideal para você.Conheci essa receita no lindo Plat du jour.