Especiais, Eventos e Visitas

Festival Fartura – Edição Porto Alegre

Nos dias 15 e 16 de abril, Porto Alegre recebeu pela primeira vez o Festival Fartura, um projeto que busca desenvolver e promover a gastronomia nacional reunindo chefs, produtores e apreciadores da boa mesa.

O projeto que tem atividades ao longo de quase todo o ano, produzindo conteúdo, eventos, experiências e produtos, é composto pela Expedição Fartura Gastronomia – que percorre o país em busca de receitas e histórias do mundo gastronômico.

O evento

No sábado, dia 15 eu participei da edição do evento que aconteceu no estacionamento do Barra Shopping Sul aqui em Porto Alegre.
A tarde estava absurdamente quente e abafada para um dia do mês de Abril, mas o foi um lindo e ensolarado fim de semana para passear com a família e conhecer um pouco mais da rica gastronomia brasileira. Foi uma experiência super bacana e um delicioso passeio.
Alguns dos pratos servidos durante o evento

Foram montadas tendas onde chefs , produtores, palestrantes e profissionais de gastronomia representando 11 estados brasileiros, além de atrações culturais como shows de bandas locais e peças de teatro.

O público do Festival experimentou pratos como o mungunzá do sertão e do mar, do chef Onildo Rocha (PB), a bochecha de porco desfiada com farofa crocante e picles de cebola roxa, do chef Agenor Maia (DF) o Quibe do Sertão, do Favorito Cozinha Típica (PI) e o Cogumelo Gigante recheado com Javali do La Caceria (RS), entre muitos outros

Com o chef André Mifano
Além de experimentar os pratos, o público também pode conhecer e conversar com os chefs como André Mifano, Carlos Betollazi e outros ícones da gastronomia brasileira.

A cozinha gaúcha foi representada pelo chef Jorge Aita que preparou o tradicional Costelão no fogo de chão. Também fizeram parte do evento Carlos Kristensen, do Hashi Art Cuisine, que serviu o seu Ragu de espinhaço de cordeiro com polenta mole, Marcelo Schambeck, que preparou a Bochecha de boi laqueada, purê de moranga assada, farofa de pão e mostarda e Floriano Spiess, que serviu a costelinha de porco cozida à baixa temperatura com barbecue, dentre outros chefs e produtores.

Durante os dois dias do evento foram servidos 10.500 pratos, equivalente a 3 toneladas de alimentos, o chef Carlos Bertolazzi, por exemplo,vendeu 1.200 coxinhas de pato. Nos espaços Aula SENAC, Interativo SENAC e Cozinha ao Vivo, que receberam 1.000 pessoas nos dois dias de evento

A experiência

Na minha opinião, projetos como esse nos aproximam da cultura e da gastronomia brasileira, resgatam pratos regionais que carregam histórias e a alma de cada estado. A oportunidade de experimentar pratos deliciosos, conhecer novos produtos é sempre enriquecedoras para os apreciadores da boa mesa.
Molhos de pimenta e café de MG | Bottarga (ova de tainha) de Itajaí / SC.

As próximas capitais que irão receber o Festival Fartura são:
Fortaleza 21 a 22 de maio | São Paulo 25 a 26 de junho

Confira aqui outras informações sobre esse projeto.

http://www.farturagastronomia.com.br/