Doces, Sobremesas

Mousse de mascarpone com frutas vermelhas

Essa é uma daquelas receitas facílimas de preparar e com um sabor delicioso. Você pode montar em uma travessa ou fazer charmosas porções em copinhos.

O mascarpone é um queijo cremoso não é tão conhecido aqui no Brasil, mas é muito usado em receitas doces e salgadas. O único porém é que o esse queijo aqui no Brasil é artigo de luxo, um pote com 250 g custa de 20,00 a 35,00.

Com a intenção constante de testar receitas, fazer novas descobertas e reduzir os custos de preparo sem perder a qualidade eu decidi testar uma receita para preparar o queijo em casa e deu super certo, o resultado fica muito parecido ou igual ao produto italiano.

Confira nos links a receita do Mascarpone Caseiro e do Tiramissu que também preparei usando o queijo feito em casa.

Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de queijo mascarpone
4 colheres de creme de leite (de preferência fresco)
3/4 de xícara de açúcar
Raspas de limão siciliano
Geleia de frutas
1 xícara de amoras ou mirtilos
1/2 xícara de açúcar
4 colheres (sopa) de água
Raspas de limão siciliano
Modo de fazer:
Comece pela geleia, leve todos os ingredientes ao fogo até que as amoras comecem a desmanchar. Bata a mistura com mixer ou liquidificador e deixe esfriar.
Na batedeira ou manualmente se preferir, bata o mascarpone com o creme de leite e o açúcar por alguns minutos, rapidamente ele ficará com consistência de mousse. Adicione raspas de limão a gosto e reserve.
Para a montagem, escolha copinhos ou uma travessa com transparência para não perder o lindo efeito das camadas e alterne camadas da mousse com camadas de geleia. Se desejar na hora de servir raspe mais um pouco de limão siciliano para decorar.
A receita rende uns 8 a 10 copinhos desses pequenos de cachaça e ainda fiquei com um pouco da geleia deliciosa pra comer no café da manhã.