Doces, Docinhos, Especiais, Faça em casa, Para Presentear

Trufas de chocolate

A origem das trufas de chocolate vem de uma analogia à trufa, fungo que é uma das mais caras e raras iguarias da alta gastronomia, esse fungo nasce sob a terra e sua forma é irregular. As trufas de chocolate em seus primórdios era feitas com chocolate, licor, creme de leite e moldadas manualmente, ficando irregulares e depois disso eram passadas no cacau em pó, que simboliza a terra nessa analogia.

Com o passar dos anos, para deixá-las com um formato regular e aumentar sua durabilidade a forma de fazer as trufas foi mudando, elas passaram a ser feitas em formas e com cobertura de chocolate.

Mas a receita de hoje é um resgate às tradições, essas trufas são uma verdadeira perdição, são cremosas, doces na medida certa, simplesmente incríveis. Elas podem ficar até 10 dias guardadas na geladeira, o problema é que isso é impossível, elas são devoradas e desaparecem.

Essa também é uma ótima dica para presentear amigos, coloque em vidro, amarre uma fita e faça uma cartão escrito por você mesmo. :).

Ingredientes:
200 g de chocolate amargo (70% cacau)
100 ml de  nata / creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de licor (Irish Cream, café ou chocolate)
1/2 xícara de cacau em pó, sem açúcar

Modo de fazer:
Pique finamente o chocolate, coloque em uma tigela e reserve.

Em uma panela coloque a nata e aqueça em fogo baixo até começarem a aparecer algumas bolhas na lateral da panela e desligue o fogo. Acrescente a manteiga e mexa até derreter.Despeje a mistura quente sobre o chocolate e mexa até que ele fique completamente derretido e misturado com o creme de leite. Adicione o licor escolhido, cubra o recipiente e leve para a geladeira por pelo menos 4 horas.

Forre uma forma com papel vegetal.
Polvilhe cacau nas mãos e comece a moldar as trufas, a medida para cada trufa pode ser uma colher de chá. Molde-as trabalhando rapidamente, rolando-as pela palma da mão. Acomode-as sobre o papel vegetal.Caso a mistura de chocolate começar a ficar muito pegajosa em função da temperatura ambiente, leve a mistura de volta para a geladeira por alguns minutos e depois volte a enrolar as trufas.
Com todas a trufas moldadas, cubra a forma com filme plástico e leve para a geladeira por uns 20 minutos.
Coloque o cacau em uma tigela pequena, acomode uma trufa por vez na tigela e agite, girando para que toda a superfície fique revestida pelo cacau.
Coloque as trufas em um recipiente fechado na geladeira e depois de 30 minutos agite-as delicadamente para remover o excesso de cacau.
Sirva em temperatura ambiente.
A receita vem do blog Mesa Corrida
Trufas Caseiras