Bovina, Carnes, Molhos, Salgadas

Ragu napolitano

Há alguns dias marcamos um jantarzinho aqui em casa, eu e minhas grandes amigas Fernanda, Mariana e Geovana, um encontro só das meninas, uma noite pra matar a saudade e colocar o papo em dia.

Minha ideia foi fazer algo bem informal, por isso decidi servir em mini panelinhas e já deixei o ragu pronto durante a tarde para ficar mais livre para bater papo sem ficar presa às panelas.

Servi como entrada o Carpaccio de tomate acompanhado de pão baguete caseiro, o prato principal foi o Risoto de Abobrinha finalizado com um pouco de ragu no centro e para sobremesa a deliciosa Tarte Tatin de maçã com sorvete de creme.

Foi uma noite ótima, regada a comidinhas, o bom vinho de Jaguari, conversas, muitas risadas e carinho da amizade verdadeira.

Não tenho a foto do risoto montado com a carne pois acabei esquecendo, mas abaixo a foto do delicioso ragu que você pode usar em vários tipos de pratos.

Ingredientes:
1kg de carne bovina dura (usei coxão de fora)
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picado
1 galho de alecrim
1 galho de tomilho
2 galhos de manjerona
2 folhas de louro

1 pedaço de alho poró
200ml de vinho tinto seco
2 latas de tomates pelados (usei esse molho caseiro)
Azeite de oliva
Sal e pimenta

Modo de fazer:
Retire qualquer pedacinho de gordura ou membrana que tenha ficado, corte a carne em cubos graúdos.

Aqueça bem uma panela, de preferência de fundo grosso, coloque um fio de azeite de oliva, acomode os pedaços de carne e sele todos os lados, nesse processo a carne vai solta muitos líquidos, mas continue com a panela sem tampa, até secar, isso leva uns 15 minutos.

Enquanto isso prepare o bouquet garni, higienize e junte todas ervas e o alho poró, amarre com um barbante limpo e reserve.

Assim que a carne estiver selada, adicione a cebola e refogue por três minutos, acrescente o alho e refogue por mais um minuto, adicione o vinho e deixe o álcool evaporar por 5 minutos, adicione os tomates pelados grosseiramente esmagados ou o molho caseiro. Adicione sal, pimenta e o bouquet de garni. Tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 2 horas, conferindo a cada 15 minutos para que não seque os líquidos, se necessário adicione água aos poucos e mexa.

Mantenha a panela bem fechada para que o vapor do cozimento fique dentro da panela, assim você não precisará colocar muita água.

Quando a carne estiver se desmanchando o ragu está pronto, retire e descarte o bouquet garni.

Você pode usar o ragú como molho para massas, como acompanhamento de polenta mole, risoto ou até para fazer um escondidinho.

A receita vem do Gastronomismo