Acompanhamentos, Arroz e Risotos, Salgadas, Vegetarianas

Risoto de gorgonzola, pera e nozes

Recebi um convite da Cuponation para preparar uma receita salgada custando até trinta reais, desafio aceito e a receita está prontinha. O custo da receita é de aproximadamente R$ 25,00 preparando até um caldo caseiro que deixa qualquer risoto ainda melhor.

Risoto é um dos meus pratos prediletos, adoro todas as combinações e sei que ainda tenho muitos sabores para experimentar. Para este desafio decidi preparar uma prato que é rico em sabor, cheio de descobertas, com diferentes texturas e além de tudo, o preparo é simples e o resultado muito sofisticado.

Ingredientes:
1 xícara de arroz especial para risoto (arbóreo ou carnaroli)
1/2 cebola grande
3 colheres de sopa de manteiga
1 taça de vinho branco seco
1 pera não muito madura
12 nozes
80 g de queijo gorgonzola
1 litro de caldo de legumes
Sal e pimenta do reino a gosto

Para o caldo:

Legumes, cebolinha, cebola salsa, louro, alho poró…

Modo de fazer:
Para começar prepare o caldo com todos os legumes que tiver em casa, cebola, louro, cebolinha, salsinha, a parte verde do alho poró, sempre que possível acrescento um pedaço de carne, pode ser até sobra de uma carne assada, dá um sabor delicioso. Ferva tudo até obter um caldo saboroso, coe e reserve.
Esse processo leva um certo tempo, mas o resultado é único. Se você não tiver tempo ou não quiser fazer o caldo caseiro, não deixe de fazer o risoto e use o caldo em cubos, mas lembre que além da diferença no sabor os caldos não fazem nada bem à nossa saúde.
Separe os ingredientes, pique as nozes em pedaços pequenos, corte o queijo gorgonzola em pequenos e uniformes cubos e reserve.
Corte a pera ao comprido em 8 fatias, retire as sementes, leve ao fogo em uma frigideira com um pouquinho de manteiga e grelhe um minuto de cada lado até que as fatias fiquem levemente douradas. Deixe esfriar, em seguida corte duas fatias ao meio, resultando em 4 fatias, reserve pois você irá usá-las para decorar. Agora pique o restante da pera em cubinhos e reserve.
Em uma panela de fundo grosso adicione a cebola e 1 e 1/2 colher de manteiga, derreta, adicione a cebola e refogue até ficar transparente, acrescente o arroz e refogue mais um pouco. Em seguida adicione o vinho mexendo sempre, assim que evaporar o líquido comece a adicionar conchas de caldo fervente, adicione uma concha de cada vez até que o arroz esteja cozido.
Com o arroz cozido adicione o queijo gorgonzola e misture para derreter, acrescente a pera e as nozes. Desligue o fogo, ajuste o sal e a pimenta, acrescente a manteiga restante, mexa bem para misturar.
Acomode o risoto no prato, decore com as peras e se desejar polvilhe nozes.

Segredos de um bom risoto

Arroz – Utilize arroz especial para risotos, carnaroli ou arbóreo.
Vinho – O uso de vinho ou vermute para iniciar o risoto ajuda na liberação do amido do grão.
Um bom caldo – Um caldo preparado em casa é mais saudável e oferece um sabor único ao prato.
Mexer – A liberação do amido, que deixa seu risoto cremoso acontece com muita dedicação, adicionando o caldo aos poucos e mexendo sempre.
Manticare – Passo fundamental para finalizar o risoto e acrescentar cremosidade e delicadeza ao prato. Para isso, acrescenta-se manteiga após desligar o fogo.
Fonte: Pecan