Bovina, Carnes, Salgadas

Ragu de charque com batata-doce

Termo de origem francesa vem de ragout que pela tradução significa ensopado. Na Itália o ragú é considerado um molho nobre e pode ser preparado carne bovina, suína, cordeiro e peixes. O ideal é que sejam picadas na ponta da faca.

O ragú deve ser cozido por diversas horas, o que resulta em um molho denso e brilhante, pode ser servido com massas, purês ou polenta cremosa.

Confira esse delicioso ragú de charque com batata-doce

Ingredientes:
Para o ragú
500g de charque picado na ponta da faca

50g de bacon picado na ponta da faca
1 cebola roxa média
1 dente de alho
1 cenoura média
1 copo de vinho tinto seco
1/2 lata de tomates pelados
100ml de leite integral

Sal e pimenta a gosto
Azeite extravirgem

Caldo de carne
Folhas de louro
Para a batata-doce
700g de batata-doce
1 copo de leite
50ml de creme de leite
Sal e pimenta
Noz moscada

Modo de fazer:
Para dessalgar a carne seca: Na véspera corte a charque em pedaços, deixe de molho na geladeira por 12 horas e e troque a água no mínimo 6 vezes.

Para o ragú: Em uma panela de fundo largo, refogue o bacon até ficar tostado, adicione a cebola e a cenoura e refogue bem, em seguida adicione a carne finamente cortada na ponta da faca, refogue muito bem, acrescente o tomate pelado picado e continue refogando, em seguida adicione o vinho e mexa até evaporar.

Então adicione o caldo quente e o louro e deixe cozinhar em fogo baixo por no mínimo 2 horas, o caldo deve ser adicionado aos poucos e a quantidade varia de acordo com o tipo de carne e panela.

Assim que a carne estiver macia e o molho estiver denso, retire a panela do fogo e adicione o leite em temperatura ambiente. Verifique o sal, adicione pimenta moída na hora e sirva.

Para o purê: Descasque as batatas, corte em pedaços e cozinhe até ficarem macias. Escorra e amasse-as muito bem, em uma panela leve ao fogo baixo, adicione o leite, ajuste o sal, assim que estiver bem misturado desligue o fogo, acrescente o creme de leite e ajuste os temperos,

Dica: O ideal é que o caldo de carne seja preparado em casa, utilizando carne com ossos e legumes. Deixe a preguiça de lado, isso dá pouco trabalho e o sabor é incomparável.